Máquinas Virtuais: VMWare ou VirtualBox?

Para quem está começando a estudar informática é primordial o uso de uma máquina virtual para criar um ambiente de testes e não comprometer o seu computador pessoal. Mas o que é uma máquina virtual? Quais são os seus benefícios? Qual devo utilizar?

Para responder essas e outras perguntas é que fizemos esse artigo.

O que é uma máquina virtual?

É um sistema que, ao usuário, parece simples, mas que possui uma alta complexidade nos princípios envolvidos. Virtualizar um sistema nada mais é do que criar um ambiente de simulação através de um software. Esse ambiente vai criar um disco virtual em que os sistemas operacionais (SO) serão instalados.

Para entendermos como uma máquina virtual funciona, precisamos antes compreender como funciona a instalação de um software. Quando clicamos em Instalar, estamos gerando uma cadeia de eventos onde o software irá criar pastas e diversos programas que irão manipular como o sistema irá funcionar e acessar essas pastas. Sendo assim, a função da máquina virtual é simular todo esse processo.

Por que virtualizar?

Digamos que você seja um estudante de desenvolvimento e esteja criando um aplicativo para smartphone e não possa ficar testando no celular e nem instalar o sistema operacional em seu PC, pois convenhamos, seria improdutivo. Neste caso, a solução mais viável seria instalar o sistema em uma máquina virtual. Assim, tudo que for instalado não vai afetar o seu ambiente real.

Atualmente existem muitos tipos de ambientes virtuais, sendo os mais comuns e fáceis de instalar o VirtualBox, gratuito, e o VMWare, pago (vale lembrar que o VMWare tem uma versão gratuita para estudo). Cada um tem suas vantagens e desvantagens, que aprofundaremos a seguir.

VirtualBox ou VMWare?

vmware-virtualbox.fw

Abaixo segue alguns parâmetros para comparação:

Plataformas

Neste quesito, quem leva vantagem é o VirtualBox, pois ele é capaz de “rodar” em uma quantidade maior de sistemas operacionais, como Windows, Mac OS X, Linux e Solaris, tanto nas versões de 32 como nas de 64 bits. Já o VMWare pode ser instalado somente em Windows, Linux ou Mac.

Custo de implementação

Atente sempre ao custo, pois o mesmo não se aplica somente ao valor do software, mas também ao custo de manutenção e de mão-de-obra qualificada para operá-lo, entre outros fatores como treinamentos, etc.

O VMWare custa em média R$498,00, já o VirtualBox é gratuito, mas requer licenciamento comercial para uso profissional. Mesmo assim, o VMWare possui algumas funcionalidades que faz valer o seu preço.

Usabilidade

pc.fwOs dois possuem interface amigável e simples, tendo em vista que são direcionados para o usuário comum. Em pouco tempo de uso, já é possível saber como criar, editar e excluir máquinas virtuais, inclusive para um iniciante. O que terá diferença durante o uso são os recursos disponibilizados, que exigem um estudo mais aprofundado em cada software.

Por ser uma ferramenta mais profissional, a complexidade e a quantidade de recursos disponibilizados no VMWare é maior.

Desempenho

Quanto ao desempenho, em um primeiro momento o VirtualBox demonstra ser mais leve que o VMWare, no entanto com o uso intenso de várias máquinas virtuais, percebe-se uma queda no desempenho em relação ao VMWare. Isso pode ser crucial para quem tem uma equipamento com capacidade limitada.

Segue abaixo um comparativo de desempenho medido com as ferramentas HD Tune e SiSoft Sandra Light:

comparacao-vmware-virtualbox

Podemos notar que o VirtualBox ganha em alguns quesitos e perde em outros. O importante é ter em mente o quanto o usuário necessita e pode investir, além do propósito para o qual ele quer virtualizar: se precisar de uma máquina que rode em qualquer sistema operacional, mais leve, com maiores funcionalidades, e assim por diante.


Esperamos que tenha compreendido a distinção entre os dois. Caso tenha alguma dúvida ou queira saber mais sobre as máquinas virtuais, deixe seu comentário.

Nossas Fontes

Imagens

  • Editadas por Esdras Nunes.
  • As imagens das logos de VirtualBox™ e VMWare™ são de propriedade de suas respectivas marcas.

Publicado por Filipe Cemim

Redator do blog Rede LAN, formado em análise de sistemas. Atualmente dedicado a melhorar e atualizar constantemente minhas técnicas em projetos de TI. Programador Web e técnico em redes de computadores.

Deixe um comentário