Desfragmentador de Disco do Windows

O Desfragmentador de Disco é uma ferramenta nativa da Microsoft que nos foi apresentado a partir do Windows 951. E foi apresentado especificamente nessa versão por um motivo: foi o primeiro sistema da Microsoft a indexar seus arquivos no formato vFAT, ou FAT-322. Dentre as novidades que esse sistema de indexação trazia, por exemplo, podemos destacar a possibilidade de renomear arquivos com até 256 caracteres e não mais apenas 8, como acontecia nas versões anteriores.

Nesse novo sistema, os dados eram armazenados em setores de 512 bytes3. Na época, os discos rígidos possuíam cerca de 420 MB de espaço4, o que daria cerca de 820.312 setores. Imagine, agora, que esses setores são como “quadradinhos” dentro do disco rígido e que cada um tem seu tamanho definido (512 bytes). Quando você precisa inserir um arquivo de 1 kB (1024 bytes), então terá que utilizar 2 setores do disco (512 + 512).

Como funciona

Quando seu computador está recém-formatado, o disco está organizado. Assim, os arquivos novos são criados em setores contínuos. Com o tempo, é normal que você exclua arquivos, instale e desinstale aplicativos, reorganize arquivos no computador, etc.

Quando você faz alguma dessas alterações em uma informação no disco, os setores pertencentes a ela são apagados. Assim, esses setores ficam em branco, aguardando um novo dado.

Logo da Ferramenta
Figura A. Logo da ferramenta.

Para que você entenda, o HD não grava os dados a partir do primeiro setor do disco. A agulha que faz a gravação no disco simplesmente para em local vazio no disco e, a partir dali, grava os dados. Se houver setores contínuos disponíveis para gravar toda a informação, ele o faz. Caso contrário, preenche todos os setores possíveis e procura outro local no disco para continuar a sua gravação.

Como é fácil prever, essa situação acaba fazendo com que o seu disco fique desorganizado e com os dados fragmentados. Assim, quando você deseja abrir um arquivo ou programa, a agulha do disco precisa procurar todos os setores onde se encontra a informação. Então, quanto mais fragmentado está o seu arquivo, mais demorado para o sistema localizá-lo.

Sistema de Indexação

ultimate_php_banner1Mas, você sabe como o sistema operacional consegue localizar a informação inteira se ela está fragmentada? Lembre-se que no início do texto, falamos que este é um sistema de indexação e todo sistema desse tipo possui uma tabela – ou índice – que detalha todos os setores onde estão localizados os seus dados.

 

O que faz o sistema operacional demorar a abrir um programa é localizar todas as referências que estão no índice. Imagine que nos dias atuais, os programas possuem alguns GB de informação. Imagine o tempo que o disco pode demorar e quantas fragmentações podem haver em um único arquivo!

O sistema FAT-32 não é mais utilizado pelo Windows desde a versão XP, sendo substituído pelo NTFS. Contudo, o processo de indexação em tabela é praticamente o mesmo, com algumas novidades e recursos adicionais devido às atualizações de hardware que passamos ao longo dos anos.

Acessando a ferramenta

Em suma, o que o Desfragmentador de Disco do Windows faz é reorganizar os dados, unindo os setores que se referem à mesma informação de modo a ficarem juntos e facilitar o acesso ao mesmo. Assim, o computador executa a ação de forma mais rápida.

Nas versões do Windows Vista ou superiores, a desfragmentação de disco ocorre automaticamente, por padrão, às quartas-feiras5. Por isso, acredita-se que a periodicidade para desfragmentar o disco é semanalmente.

Para lhe ajudar, vamos mostrar como você acessa essa ferramenta em todas as versões disponíveis.

Vale lembrar que a partir do Windows Vista6, o Desfragmentador é executado automaticamente, por padrão, às 01h todas as quartas-feiras, como falamos anteriormente. Mesmo assim, você pode acessar o caminho e desfragmentar quando quiser e, se preferir, redefinir ou desativar a desfragmentação automática (não recomendamos essa última opção).

Desfragmentar o disco pelo Windows 95, 98, ME, XP, Vista e 7

Abra o menu Iniciar > Programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Desfragmentador de Disco.

Desfragmentador de Disco Windows XP
Figura B. Desfragmentador de Disco do Windows na versão Windows XP.

Se você escolher a opção Analisar Disco, o sistema irá mostrar uma prévia da situação atual do seu disco. Observando-o, você irá decidir se vai realizar a desfragmentação, caso ache necessário.

Dependendo do tamanho do disco e da quantidade de dados inseridos, essa verificação pode demorar de minutos a horas!

No vídeo abaixo, temos uma demonstração sobre como utilizar o Desfragmentador na versão do Windows 95. Confira!

Desfragmentar o disco pelo Windows 8, 8.1 e 10

O processo é exatamente o mesmo que os anteriores. A novidade é que a ferramenta mudou de nome (nem tanto). Agora, se chama Desfragmentador e Otimizador de Unidades.

Abra a tela/menu Iniciar > Programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Desfragmentar e Otimizar Unidades.

Desfragmentador de Disco Windows 8
Figura C. Desfragmentador e Otimizador de Unidades da versão Windows 8.

No vídeo abaixo, é possível observar como é o acesso à ferramenta no Windows 10.

Outras ferramentas

Além do Desfragmentador de Disco nativo do Windows, ainda é possível baixar outros aplicativos de terceiros que desempenham a mesma função, além de possuir outras opções mais completas.

O site TechTudo realizou uma pesquisa e destacou os cinco melhores desfragmentadores de disco para baixar7. Entre eles, podemos destacar o UltraDefrag, Defraggler e o SmartDefrag. Se quiser ler a matéria no site, clique aqui.

Futuramente, falaremos especificamente de alguns desfragmentadores de terceiros. Por ora, vamos nos manter apenas na ferramenta nativa.

Vale ressaltar, ainda, que os discos rígidos do tipo SSD não precisam ser desfragmentados, mas isso será explicado em um artigo mais detalhadamente.


Se você quiser saber mais sobre o Desfragmentador de Disco do Windows ou ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário. Até a próxima!

Nossas Fontes

1. https://br.ccm.net/faq/80-como-desfragmentar-seu-disco-rigido-no-windows
2. https://technet.microsoft.com/en-us/library/cc751120.aspx
3. https://www.clubedohardware.com.br/artigos/armazenamento/limites-de-capacidade-dos-discos-r%C3%ADgidos-r34824/
4. http://www.itprotoday.com/blast-past-buying-computer-1995
5. https://www.tecmundo.com.br/desfragmentador/15893-e-necessario-desfragmentar-o-computador-nos-dias-de-hoje-.htm
6. https://informaticasimples.net/desfragmentacao-disco-no-windows-7-e-vista/
7. http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/03/lista-traz-cinco-programas-para-desfragmentar-o-disco-do-seu-pc.html

Imagens

A. http://www.cybernetic.ru/
B. https://mypcservices.wordpress.com/2016/10/05/computer-maintainance/
C. http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/01/como-desfragmentar-o-disco-rigido-no-windows-8.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: