Classificação das Redes baseada na Arquitetura

Agora que você já sabe o que é e como se originou o conceito de redes de computadores, podemos conhecer as suas subdivisões. Caso ainda não tenha lido o nosso artigo anterior explicando o que é a rede de computadores, clique aqui.

Prosseguindo, as redes de computadores possuem classificações baseadas em suas características em comum. Ao todo temos muitas classificações (mas muitas mesmo!). Por isso, vamos apresentar aqui as mais comuns, ou seja, as mais relevantes. Vamos começar?

Começaremos explicando a classificação das redes pela sua arquitetura:

1. Arquitetura de Rede

Quando classificamos as redes pela arquitetura, nos referimos às camadas e aos protocolos utilizados pela mesma. Para o desenvolvedor de uma tecnologia, seja hardware ou software, é necessário que conheça a arquitetura para construir corretamente a comunicação de seu projeto com a camada e o protocolo.

As redes podem ser, quando classificadas pela arquitetura:

1.1 Arcnet

Arcnet é um acrônimo do inglês Attached Resource Computer Network, ou Rede de Recursos Anexados. É uma arquitetura utilizada nos anos 70 e é considerada a pioneira das arquiteturas.

Em uma Arcnet, é possível transmitir dados a uma velocidade de 2,5 mbps (megabits por segundo), o que é considerado muito baixo para os padrões atuais. Por outro lado, é uma arquitetura bastante estável e, por utilizar velocidades muito baixas, é possível estabelecer cabeamento coaxial de 600 metros ou cabos UTP de 120 metros, sem perdas consideráveis.

Mas não se preocupe, você não encontrará essa arquitetura nos dias de hoje, pois ela é bastante obsoleta. Apesar disso, muitos dos conceitos utilizados na Arcnet foram aproveitados nos padrões atuais de rede.

1.2 ATM

Vem do inglês Asynchronous Transfer Mode, ou Modo de Transferência Não Sincronizado. Como o nome diz, é muito utilizado para envio de dados que não necessitam de sincronia, mas que precisam de uma conexão de alta velocidade, como dados de voz (VOIP), áudio ou vídeo. Por não ser necessário sincronia, acabam ocorrendo muitas perdas, mas que não se tornam relevantes, tendo em vista o tipo de informação transmitido.

1.3 FDDI

Vem do inglês Fiber Distributed Data Interface, que significa Interface de Distribuição de Dados por Fibra e basicamente é a tecnologia transmitida por cabos de fibra óptica. É a tecnologia mais rápida da atualidade.

1.4 X.25

É considerado o precursor do Frame Relay. As redes que se utilizam do protocolo X.25 operam com comutação (troca) de pacotes orientados a bits. A transmissão dos dados ocorre entre um terminal cliente (DTE) e um equipamento de rede (DCE).

Aqui no Brasil, as redes X.25 eram utilizadas, principalmente, pelas companhias de telefonia. Atualmente, essas companhias estão gradualmente migrando para outras tecnologias, como Frame Relay e ADSL.

1.5 Frame Relay

Redes baseadas em Frame Relay possuem tecnologia de comunicação de dados com alta velocidade. Essa tecnologia fornece um meio de transmissão de informações, através de uma rede de dados, separando a informação em quadros ou pacotes.

Cada quadro carrega o endereço de destino que é lido pelos equipamentos de rede para que o pacote siga corretamente o seu caminho.

Além disso, utiliza uma forma simplificada de chaveamento dos pacotes, apropriada para as estações de trabalho e servidores de alto desempenho que operam com protocolos inteligentes, como o SNA e o TCP/IP.

1.6 ISDN

É o acrônimo para Integrated Services Digital Network e signifca Rede Digital de Serviços Integrados. É utilizado em centrais telefônicas digitais, com acesso à internet e baseia-se na comutação dos pacotes através de multiplexagem por cabos de par trançado.

Multiplexagem é uma técnica que combina dois ou mais canais de informação em um único meio de transmissão utilizando um dispositivo chamado multiplexador.

1.7 DSL

Sigla em inglês para Digital Subscriber Line, que significa Linha de Assinador Digital. É uma tecnologia de comunicação de dados que permite uma transmissão mais rápida através da linha telefônica, com a ajuda de um modem (modulador – demodulador).

O formato mais conhecido dessa tecnologia é o ADSL (Asymmetric DSL), que é utilizado na maioria das conexões de banda larga com a internet aqui no Brasil.

1.8 Ethernet

Cadastrado no IEEE com o número 802.3, é o padrão mais utilizado em redes locais cabeadas. Sua tecnologia baseia-se no envio de pacotes por meio de cabos de par trançado, ou seja, pela camada física. Seu nome faz referência ao éter luminífero, meio no qual os físicos do século passado imaginavam que a luz viajasse.

1.9 Token Ring

Utilizam uma topologia lógica em anel. Semelhante à topologia 10BaseT, utiliza hubs inteligentes com 8 portas em cada. Para que seja utilizada a topologia Token Ring, é necessário que as placas de rede, hubs e até os conectores dos cabos sejam compatíveis com a tecnologia.

E esse é só o começo…

Obviamente, explicamos de forma bastante resumida o que cada arquitetura significa. Acreditamos que assim você consiga absorver a ideia principal de cada uma delas. Porém, vamos nos aprofundar em todas futuramente. Portanto, fique ligado em nossas próximas publicações relacionadas à Redes de Computadores.

Caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários ou envie-nos uma mensagem.


Fontes e Referências:

  • Desenvolvido pelo autor, baseado na aula de Lucio Sangoi Barreto no curso técnico em Redes de Computadores, pelo SENAI/RS.

Licença Creative Commons
Classificação das Redes baseada na Arquitetura de Esdras Nunes está licenciado por Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

 

Publicado por Esdras Nunes

Empreendedor Digital e Técnico em TI, Catarinense, Gremista e residente em Porto Alegre. Atuo na internet mantendo o blog Rede LAN, como administrador. Confira meu trabalho lá!

Um comentário em “Classificação das Redes baseada na Arquitetura

Deixe um comentário