Reconhecimento facial do Samsung Galaxy S8 já pode ser burlado com facilidade

O recurso de desbloqueio do aparelho mais uma vez é enganado com qualquer coisa que se pareça com o rosto do proprietário.

A Samsung, recentemente, mostrou ao mundo as novidades do Galaxy S8. Além do formato super fino, da tela maior e do inovador e veloz processador Snapdragon 835 (ou Exynos 9), o dispositivo vem com diversas opções de autenticação biométrica. Ele reconhece a impressão digital, a íris e a face do usuário. Depois da primeira exposição mundial do produto ao público, era só questão de tempo até que uma dessas soluções biométricas apresentassem falhas.

S8

(Imagem: AndroidPIT/Reprodução)

Uma das falhas mais toscas é o de reconhecimento facial, que pode ser enganado até com uma simples foto. Pelo menos foi isso o que a usuária do Periscope, Marcianophone, mostrou em seu perfil na rede social. No vídeo que gravou em espanhol, dentro de aproximadamente seis minutos dos 40 que possui, a usuária tira uma selfie com o seu telefone e o aponta para o S8, que logo é desbloqueado. Além disso, a usuário deixa bem claro que é muito fácil repetir o feito.

Em 2011, o Google também havia lançado um sistema de desbloqueio pela face ao Android 4.0, semelhante ao da Samsung, que mostrou a mesma vulnerabilidade. Na versão posterior do Android, a 4.1, o Google tentou adicionar uma verificação animada, fazendo com que o usuário piscasse para desbloquear a tela. Isso também foi burlado e de uma forma totalmente primitiva, apenas tirando uma foto do rosto do usuário com os olhos abertos e depois com os olhos fechados. Assim, ao exibir a imagem ao celular, bastava alternar entre uma foto e outra para que o sistema acreditasse que fosse o usuário desbloqueando a tela.

Conforme um porta-voz da Samsung,

O Galaxy S8 fornece vários níveis de autenticação biométrica, com o mais alto nível de autenticação pelo escâner da íris e pelo leitor de impressão digital. Além disso, o Galaxy S8 oferece múltiplas opções para desbloqueio a seus usuários, através de opções biométricas de segurança e opções menos complexas, como o deslizamento da tela e o reconhecimento facial.

É importante reiterar que o reconhecimento facial só pode ser usado para desbloquear o aparelho e atualmente não pode ser usado para autenticar o acesso ao Samsung Pay ou às Pastas Seguras.

A Samsung construiu um mecanismo de verificação a partir do zero para o S8, mas ainda está cometendo os mesmos erros, apesar de parecer entender que o desbloqueio facial não é o mais seguro. Talvez por isso é o único método que não pode ser usado no Samsung Pay. Aliás, sugerimos que você utilize qualquer outro meio para bloquear a tela de seu smartphone, menos o facial.

A vantagem da Samsung é que o S8 ainda não foi lançado, dando algum tempo para a empresa fazer melhorias. A previsão de lançamento é no dia 21 de abril, daqui há poucas semanas.

E você, preparando-se para comprar o seu no lançamento? Só não o bloqueie com seu rosto!

Fonte

  • arstechnica.com/gadgets/2017/03/video-shows-galaxy-s8-face-recognition-can-be-defeated-with-a-picture/

© 2017. Rede LAN Soluções em Informática.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s