Conheça o Opera Neon: um navegador da nova era diferente de qualquer outro!

opera_neon_cover

É até difícil de acreditar que a Opera, que já foi muitas vezes precursora em seus navegadores, está próxima de comemorar o seu 21º aniversário. O freeware iniciou em 1994 apenas como uma aplicação para pesquisas da Telenor, uma companhia de telecomunicações norueguesa, que logo depois se separaria e se transformaria em uma empresa menor.

Pouco tempo depois, o software Opera começou a lançar versões de seu navegador para dispositivos iOS, Android e até mesmo para os consoles da Nintendo – Nintendo DS e Nintendo Wii. Agora, quase duas décadas depois, a companhia virou a página com o Opera Neon, um navegador inovador da nova era.

A Opera considera o Neon como “uma reimaginação radical do que um navegador pode ser”, e não é difícil de ver o porquê. O navegador, que foi lançado no último dia 12, não se parece em nada com Edge, Safari ou Google Chrome. De fato, o que foi mais perceptível nele foi o que não está visível: não há a tradicional barra de tarefas, nem barra de favoritos e sequer menu de opções. O Neon é um navegador minimalista e simples, como todo navegador deveria ser.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Isso é uma mudança discutivelmente benéfica. Quando você executa o Neon, ele se maximiza e preenche seu desktop, misturando-se com o plano de fundo. As suas abas assumem o formato de bolhas de favoritos que ficam em uma barra de abas do lado direito. Enquanto isso, uma função de divisão de tela permite que você visualize duas páginas da web lado a lado de uma forma muito semelhante ao modo de multi-janelas, disponível a partir do Windows 8  e dispositivos móveis da Nokia.

Mas a ideia do Neon vai além do nível gráfico. Há um painel de controle de mídia que insere controles de reprodução e de volume em vídeos de fundo, arquivos de áudio e anúncios, tudo na ponta dos seus dedos. Além do recurso “snap”, que captura imagens das páginas da web.

E as otimizações em baixo nível fazem com que ele seja muito mais rápido. O Neon usa a Opera’s Blink Engine. Os vídeos são reproduzidos em uma janela popup, evitando o problema de ter que gerenciar janelas separadas. E um sistema inteligente gerencia as abas, trazendo para a frente automaticamente as páginas frequentemente usadas e colocando as abas menos usadas para trás.

opera_neon_acessing

As limitações do Neon, porém, ainda podem desanimar os usuários, menos os mais casuais, em torná-lo seu navegador principal – ele não tem suporte às extensões do Chrome e do Firefox, por exemplo. Isso acontece possivelmente porque o  negócio do Neon Opera é ser um “navegador de conceito”. Ele não vai substituir o navegador atual do Opera, mas receberá atualizações e correções juntamente com o Opera, por enquanto.

O Neon é a primeira grande aposta da Opera desde que foi vendida para uma companhia chinesa no ano passado. A aquisição, liderada pela companhia de softwares Qihoo 360, abocanhou o navegador do Opera, o engine, os aplicativos privados e a licença vendidos pela quantia de US $ 600 mi.

Convenhamos dizer que o Opera nunca foi o navegador mais popular do mercado – continha apenas 10% da fatia na última década – mas seus complementos inovadores conseguiram conquistar uma base fiel de fãs. Nele foi introduzido pela primeira vez o Ad-block, um compressor de arquivos e vídeos e foi o primeiro a conter uma VPN embutida, além de que sempre teve o seu foco voltado para o desempenho.

O Neon poderá ser um sucesso assim que os recursos que estão em desenvolvimento forem concluídos. “[Alguns] dos recursos [do Neon] são esperados para serem adicionados ao Opera ainda nesse verão,” foi o que a companhia responsável escreveu em seu blog .

E você, também vai usar o Neon?

Fontes

  • digitaltrends.com/web/opera-neon-reimagines-webbrowsing/
  • cdn.makeuseof.com/wp-content/uploads/2017/01/opera-neon-web-browser-670×335.jpg?180b61
  • cdn0.vox-cdn.com/thumbor/feoV6mxoNnVwqiWoRRupUC-gGRo=/0x15:2413×1372/1600×900/cdn0.vox-cdn.com/uploads/chorus_image/image/52718757/operaneon.0.png
  • www-static-blogs.operacdn.com/multi/wp-content/uploads/sites/3/2017/01/neon-operacom-laptop-player-@2x.png
  • tecnoblog.net/wp-content/uploads/2017/01/neon1-700×374.png

Todos os direitos reservados a Rede LAN Soluções em Informática. Proibida a cópia ou reprodução total ou parcial sem a devida autorização. © 2017.

Um pensamento sobre “Conheça o Opera Neon: um navegador da nova era diferente de qualquer outro!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s