O que é Active Directory?

microsoft_active_directory_logo

O Active Directory é um serviço de diretórios que a Microsoft desenvolveu para redes de domínios Windows a partir do Windows 2000 e está incluído em praticamente todos os sistemas operacionais Windows Server como um conjunto de processos e serviços. No início, o Active Directory era responsável apenas por centralizar o gerenciamento de domínios. A partir do Windows Server 2008, no entanto, o Active Directory tornou-se uma suíte de serviços relacionados com a identidade baseada em diretórios.

Um servidor que executa Serviços de Domínio Active Directory (AD DS) é conhecido como controlador de domínio. Ele autentica e autoriza todos os usuários e computadores em uma rede Windows – atribuindo e aplicando políticas de segurança para todos os computadores e instalações ou atualizações de softwares. Por exemplo, quando um usuário faz logon em um computador que faz parte de um domínio do Windows, o Active Directory verifica a senha inserida e determina se o usuário é um administrador de sistema ou um usuário comum.

Além disso, ele permite o gerenciamento e armazenamento de informações a nível de administrador, fornece mecanismos de autenticação e autorização e quadros de implementação de outros serviços relacionados (como AD Certificate Services, AD Federated Services, entre outros). O Active Directory utiliza versões 2 e 3 do LDAP (Lightweight Directory Access Protocol), versões do Kerberos da Microsoft e DNS.

tela_active_directory

Exemplo de tela do Active Directory.

Então, é correto afirmar que o Active Directory é uma unificação de serviços relacionados ao logon, ou seja, ao invés do usuário ter uma senha para acessar o sistema da empresa, uma senha para ler e-mails e uma senha para fazer logon no computador, ele pode ter apenas uma senha para acessar todos esses recursos de rede.

Surgimento do Active Directory

A Microsoft anunciou o Active Directory no ano de 1999, lançando-o no ano seguinte com a edição do Windows 2000 Server, revisando-o para aperfeiçoar as funcionalidades e a administração de recursos já a partir do Windows Server 2003. A cada nova versão do Windows, mais melhorias eram inseridas no AD. No Windows Server 2008, serviços como o AD Federation Services, por exemplo, foram adicionados ao Active Directory.

tcc_sem_drama_banner_horiz

A parte do diretório responsável pelo gerenciamento de domínios, que anteriormente era uma parte essencial apenas do sistema operacional, foi renomeada para Serviços de Domínio do Active Directory, ou simplesmente ADDS, e tornou-se uma função de servidor como as outras.

Fontes

  • en.wikipedia.org/wiki/Active_Directory;
  • technet.microsoft.com/pt-br/library/cc668412.aspx;
  • juliobattisti.com.br/fabiano/artigos/activedirectory.asp.
  • nethelpdesk.com/img/logos/

Todos os direitos reservados a Rede LAN Soluções em Informática. Proibida a cópia ou reprodução total ou parcial sem a devida autorização. © 2016.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s