Quem investe em Hardware?

hardwares

Hoje, veremos o ponto de vista do conceituado blog de tecnologia norte-americano TechCrunch.

Ainda estamos engatinhando quando o assunto é o “Renascimento do Hardware”. Impulsionado pela redução dos custos de desenvolvimento, prazos menores para entrega e uma mudança nos modelos de negócios de hardware fez com que grandes empresas voltassem a investir pesado nos equipamentos de hardware, que antes disso, haviam perdido espaço aos rentáveis e práticos serviços de software. Isso afastou, e muito, o hardware dos consumidores de produtos eletrônicos.

Em 2015, o blog TechCrunch publicou uma postagem com uma visão abrangente dessa explosão de financiamentos. Para se ter ideia, o investimento chegou a ser 30 vezes maior comparado com os quatro anos anteriores. Mas o que impulsionou essa explosão? Será que as campanhas publicitárias deram tão certo assim? Acho que temos a resposta para essas perguntas, enfim.

E o investimento continua crescendo…

Contrariando a ampla desaceleração no financiamento de risco, as empresas de hardware continuam a lucrar ainda mais. Na primeira metade de 2016, foram investidos mais de US$1,7 bi em 120 negócios – valor maior do que qualquer outro período de seis meses em uma década. No entanto, embora os ganhos sejam maiores, o número de negócios continua o mesmo – 120 contra 123 no mesmo período de 2015. Isso leva a crer que o crescimento do setor está aumentando conforme a categoria amadurece: os investidores ficam mais confiantes em apostar no setor e o mesmo executa melhorias em tempo recorde.

O passo em falso das Companhias GoPro e FitBit

Os queridinhos da indústria de hardware são a GoPro e a Fitbit, que há pelo menos um ano têm lutado para manter o crescimento e agora estão com cerca de um quarto do topo do valor de mercado. Curiosamente, ambas não estão disputando entre si para liderar, mas sim pela saturação dos concorrentes de mercado. Se você já possui um hardware GoPro ou Fitbit, percebe que há pouco incentivo para comprar outros modelos mais recentes da concorrência. Assim, qualquer produto lançado por ambas se torna sucesso no ano seguinte.

Aquisições Modestas e IPOs continuam

No ano passado, muitas empresas abandonaram o investimento e simplesmente saíram, como aconteceu com a Square, a Mistfit, a Withings, a Whistle e a Jaybird, entre outras. Nunca houve tanto investimento desde 2014 na história do mercado, mas isso não impediu muitas empresas de pularem do barco.

San Francisco ainda domina os investimentos em hardware

Embora as comunidades de Boston e Nova York tenham crescido significativamente, San Francisco supera Boston e Nova York juntas, quase que pelo dobro! O número de empresas de hardware na área da baía de San Francisco está em aproximadamente 161, contando que eram apenas 110 no ano passado. Nova York ultrapassou recentemente Boston, tanto em investimentos como em empresas financiadas.

Mais Fundos De Risco Com Foco Em Hardware Foram Levantados

No último ano, a companhia Eclipse fechou seu primeiro fundo em US$ 125 mi e declaradamente já está fora. Hardware Club, com sede em Paris, também está se fechando sobre um fundo próprio. É um pouco prematuro dizer que as empresas de risco são o investimento de maior sucesso no setor. As maiores saídas até a data (Fitbit, Square e Nest) foram todas fundadas antes de 2011, quando a tendência de investimento de hardware ainda não havia se difundido. Podemos dizer que os fundos de risco já têm tido ótimos retornos, mas a grande maioria das empresas de hardware financiadas por capital de risco tem apenas entre 2 ou 4 anos de idade.

O número de uma empresa de risco de investimentos em hardware não é necessariamente indicativo de seu foco no setor. Por exemplo, a16z tem feito 50 por cento mais ofertas de hardware do que a Lux Capital. No entanto, podemos classificar em menos de 8 por cento da carteira da a16z para hardware, enquanto a Lux Capital tem mais de 25 por cento das ofertas em sua carteira.

Fontes

  • techcrunch.com/2016/09/22/who-invests-in-hardware/

Todos os direitos reservados a Rede LAN Soluções em Informática. Proibida a cópia ou reprodução total ou parcial sem a devida autorização. © 2016.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s