Afinal, o que faz o Desfragmentador de Disco?

O Desfragmentador de Disco é um software nativo do Windows que o acompanha desde as suas primeiras versões. O seu objetivo é otimizar a velocidade de leitura do disco rígido nas partições com arquivos fragmentados. Pode ser localizado em Todos os Programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Desfragmentador de disco.

O Desfragmentador pesquisa no disco rígido por arquivos fragmentados e os une sequencialmente, a fim de agilizar o processo de leitura do sistema. Mas para que você entenda claramente, vamos exemplificar logo abaixo.

O disco rígido ou HD armazena os dados em blocos, como podemos imaginar no desenho abaixo:

hd4

Esquematização de um disco rígido

Quando você salva, o disco rígido armazena os dados em blocos sequenciais, ou seja, sem pular nenhum bloco. Cada programa ocupa determinado espaço conforme o seu tamanho. No nosso exemplo, o programa amarelo ocupa 16 slots, o vermelho 7 e o azul 10.

Imagine que você não quer mais o programa vermelho e o apaga de seu computador. Agora, o disco rígido ficará dessa forma:

hd5

Disco rígido após ter o programa vermelho apagado.

Imagine, agora, que você precisa instalar o programa verde, que ocupa 15 slots. Seu disco vai começar a salvar a partir dos primeiros slots vazios e vai pular aqueles que já estão preenchidos, como no exemplo:

hd6

Disco após salvar o programa verde. Perceba que o programa verde está dividido porque não coube em um espaço sequencial.

No caso acima, podemos dizer que o programa amarelo e o azul não estão fragmentados, mas o programa verde está, pois os seus slots não estão unidos.

Agora, imagine tudo isso depois de muito tempo usando seu computador; apagando arquivos, renomeando-os, movendo-os, etc. A bagunça com certeza será bem maior. Quanto mais fragmentado um arquivo estiver, maior será o tempo que o disco rígido leva para executá-lo.

É por isso que de tempos em tempos devemos desfragmentar o disco. O Desfragmentador irá redistribuir os slots, de modo que todos os dados fiquem unidos. Se passássemos o Desfragmentador no nosso disco de exemplo, ele ficaria assim:

hd8.png

Disco rígido após ser desfragmentado. Agora, é possível notar que todos os programas, inclusive o verde, estão com seus slots unidos.

Então, podemos dizer que a fragmentação ocorre quando o sistema operacional não consegue armazenar determinado arquivo de uma vez só, gravando-o em diferentes regiões do disco.

E por que o disco rígido demora mais para consultar arquivos fragmentados?

Ler e gravar dados em um disco rígido que esteja muito fragmentado acaba se tornando um processo mais demorado, já que a agulha de leitura terá de se mover mais. Lembre-se, também, que no nosso exemplo temos apenas 100 quadrinhos. Em um disco de 1 Terabyte, por exemplo, estaríamos falando de 1.073.741.824.000 slots (no caso, bytes)!

De quanto em quanto tempo devo desfragmentar o disco?

Varia do seu uso. Se você usa versões a partir do Windows Vista (Windows Vista, 7, 8, 8.1 ou Windows 10), não precisa se preocupar em fazer a desfragmentação manual, pois esses sistemas já possuem um agendamento automático semanal.

Mas se você usa versões anteriores (o que eu acho bem difícil) ou deseja fazer uma desfragmentação manual, pode fazê-lo através do caminho informado no início desse post.

O Desfragmentador de Disco, portanto, é uma ferramenta de otimização e não de segurança. Por isso se o seu computador estiver lento devido a vírus ou malwares, não adiantará fazer uma desfragmentação. Para esses casos, você deve passar um antivírus ou formatar a máquina.

Por enquanto é isso, espero que tenham tirado todas suas dúvidas!

Créditos

Texto escrito por Esdras Nunes.
Conceito: pt.wikipedia.org/wiki/Desfragmenta%C3%A7%C3%A3o;
pt.wikipedia.org/wiki/Desfragmentador_de_disco_do_Windows.
Valor do Terabyte: pt.wikipedia.org/wiki/Terabyte
Esquematização do disco rígido:
criado pelo autor.

Esse conteúdo é parte da série “Para Iniciantes”. Todos os direitos reservados a Rede LAN Soluções em Informática. Proibida a reprodução parcial ou total sem a prévia autorização.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s