O que significa Formatação?

Formatar significa apagar todos os dados que estão salvos no HD do seu computador. Isso inclui os seus arquivos pessoais, programas e até mesmo o sistema operacional.

Para formatar é necessário ter um conhecimento mínimo em computação, para evitar maiores problemas. Por isso na dúvida chame um técnico.

A formatação é recomendada sempre que o seu computador fica mais lento do que o normal e não há mais alternativas para minimizar essa lentidão. Por isso, a formatação deve ser usada com consciência.

Só é recomendado formatar seu computador quando as ferramentas de otimização não são mais suficientes. Podemos citar programas como o CCleaner, o desfragmentador e a limpeza de disco como aliados na hora de minimizar a lentidão.

A questão é que a lentidão, muitas vezes, se deve a instalação indevida de vírus ou malwares (programas maliciosos que visam a coleta de informações). Nesse caso, é recomendável a formatação, pois só assim você terá certeza que todos os arquivos, inclusive o vírus, serão removidos.

A formatação serve, também, quando você deseja alterar o sistema operacional de sua máquina. Nesse caso, a formatação é o único meio.

Como formatar

Para formatar você precisa ter um CD com sistema operacional para instalar. Tendo o CD, insira-o no drive e reinicie sua máquina, selecionando o boot pelo drive de CD (geralmente pressionando as teclas F8 ou F12) na tela de inicialização (famosa tela preta).

Ao iniciar por um CD bootável com sistema operacional, você verá a opção para instalar o sistema do CD. Selecione-o e siga os passos que aparecerão na tela.

Nos sistemas mais atuais da Microsoft (desde o Windows 8), é possível formatar seu computador sem o uso de CD algum. Basta reiniciar o computador pressionando a tecla SHIFT. Isso fará com que apareça uma tela com uma opção para apagar todos os dados do sistema. Com essa opção, porém, não será possível trocar de sistema operacional.

Além disso, na maioria dos notebooks atuais, também há a opção de formatar sem CD. Para isso, inicie o notebook pressionando as teclas F8 ou F10. Irá aparecer um menu personalizado pelo fabricante com várias opções, incluindo a de restaurar as configurações de fábrica.

Mas não se esqueça! Só utilize a formatação se tiver certeza do que está fazendo. Na dúvida, chame um técnico para evitar danos ao hardware ou software do computador.

Espero que tenham gostado da dica. Falaremos mais adiante sobre as outras ferramentas de otimização do sistema operacional. Até a próxima!

Créditos

Texto escrito por Esdras Nunes.

Esse conteúdo é parte da série “Para Iniciantes”. Todos os direitos reservados a Rede LAN Soluções em Informática. Proibida a reprodução parcial ou total sem a prévia autorização.

Um pensamento sobre “O que significa Formatação?

  1. Pingback: Afinal, o que faz o Desfragmentador de Disco? – Rede LAN

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s