Afinal, Smartphone pega vírus?

Primeiramente, devemos falar sobre o Android, da Google,  que é o sistema mobile mais utilizado atualmente. Esse é um sistema baseado no Linux, o que faz com que seja gratuito e de código aberto.

Ao ter o código aberto, significa que qualquer pessoa que entenda um pouco mais sobre programação possa criar aplicativos ou editar o código.

Devido a essa facilidade, as pessoas acabam acreditando que uma invasão no Android é fácil e que ele pode ser invadido com muita simplicidade. Errado!

Assim como você, o Google também sabe disso! Por isso, o Android é provido de muitos recursos inteligentes de segurança.

Ultrapassar todos esses obstáculos para inserir um vírus no Android não é tarefa fácil. Mas, obviamente, não é impossível.

A recomendação é que você baixe aplicativos somente da Play Store, pois apesar de poder ser inserido por qualquer um, os aplicativos da loja do Google não poderão ter acesso ao seu smartphone se você não permitir. Só autorize alguma ação se você tiver certeza do que está fazendo. Em caso de dúvidas, sempre pesquise mais sobre o aplicativo.

Falando no iPhone

No caso do iPhone, a situação é inversa. Muitas pessoas acreditam que por ser um sistema fechado e rigorosamente controlado pela Apple é um sistema mais seguro que o Android. Errado!

O iOS, sistema dos iPhones, não é nem mais, nem menos seguro. Pode-se dizer que ele é equivalente ao Android. E, algumas vezes, até menos seguro.

A loja da App Store tem um controle rigoroso de todos os aplicativos que são inseridos nela. A questão é que isso faz com que muitos usuários acabem baixando aplicativos de fontes de terceiros, comprometendo a segurança do iPhone.

Um exemplo disso é o Jailbreaking, que permite que os usuários do iOS possam baixar aplicativos de outras fontes. Não precisamos nem lhe falar da insegurança que isso proporciona, não é?

E antivírus no celular, funciona?

Não, não funciona! Mas deixe-nos explicar.

Eles não funcionam porque precisariam de acesso root (ou administrador) do seu celular e isso não é autorizado nem pelo Android, nem pelo iOS.

Envie Sons Divertidos Naquela Cantada Para Quebrar O Gelo!

Sem ter o acesso root, eles acabam apenas verificando a assinatura digital do aplicativo, o que é inútil em vírus mais qualificados que conseguem maquiar isso.

Portanto, não é necessário ter um aplicativo antivírus no seu celular. O seu sistema operacional já é suficientemente seguro sem nenhum desses apps. Instalá-los só vai deixar seu celular mais lento, pois são aplicativos pesados que sempre estão em execução.

Esperamos que tenham aproveitado nossas dicas!

Até a próxima!

Créditos

Baseado na página do TecMundo “tecmundo.com.br/celular/54897-10-mitos-verdades-voce-precisa-saber-virus-celulares.htm”. Texto escrito por Esdras Nunes.

Esse conteúdo é parte da série “Na ponta dos dedos”. Todos os direitos reservados a Rede LAN Soluções em Informática. Proibida a reprodução parcial ou total sem a prévia autorização.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s