Mouse – O que é, como surgiu e como será futuramente

Vamos aprender um pouco mais sobre esse nosso companheiro diário de navegação: o mouse. Às vezes, algo que está tão próximo da gente e que parece tão simples não recebe a devida atenção. Isso porque acreditamos que conhecemos ele bem.

Hoje, você conhecerá a história do mouse e algumas curiosidades que temos certeza que você desconhecia, mas que vai achar interessante. Vamos aprender juntos um pouco mais sobre o mouse?

mouse-ilustrativo

Fig. 1: Modelo básico de mouse.

A Definição

Mouse é um estrangeirismo que significa, em inglês, camundongo. A palavra mouse já foi catalogada pela Academia Brasileira de Letras e é encontrada em qualquer dicionário como uma palavra aportuguesada. No dicionário, a definição é algo como:

mou.se, substantivo masculino

  1. (Estrangeirismo, Informática) dispositivo de entrada dotado de um a três botões, que repousa em uma superfície plana sobre a qual pode ser deslocado, e que, ao ser movimentado, provoca deslocamento análogo de um cursor na tela.

Esse nome foi dado a ele por lembrar um rato devido ao seu formato e o seu fio. Em Portugal, por exemplo, é conhecido como rato, tradução direta do termo original.

O mouse é um periférico de apontamento e de entrada de dados, ou seja, um dispositivo que envia informações para o computador, mas que não pode receber. O sinal que ele envia é o de movimentação do cursor, que pode ser observada no monitor. Além disso, também envia os comandos dos botões e no scroll, como pode ser melhor visualizado abaixo.

mouse-botoes

Fig. 2: Botões de um mouse. O scroll funciona como rolagem de linhas e como botão.

O mouse pode ter diferentes tipos de entradas disponíveis. Podem ser:

  • PS2 (entrada na cor roxa da parte traseira do gabinete);
  • USB;
  • Wireless (sendo essa por infravermelho ou por bluetooth, ambas com auxílio de pilhas).

Surgimento

Na computação antiga, ou seja A.M. (Antes do Mouse), os comandos só podiam ser enviados do teclado. Assim, restava operar os sistemas apenas por linhas de comandos, que eram enviados para um computador que enviava os dados recebidos para a tela de um monitor, geralmente em tela preta com fontes verdes.

monitor-antigo

Fig. 3: Monitor antigo com linhas de comando sendo exibidas.

Enquanto isso, a empresa Xerox, conceituada pela fabricação de impressoras até hoje, queria inovar. Desenvolveu o mouse para aplicá-lo de alguma forma em suas impressoras. Porém, não havia ideia de como encaixar um mouse em uma impressora, então o projeto foi deixado de lado.

Descobrindo isso, a Apple comprou o projeto do mouse e começou a aplicá-lo em seus computadores. O sucesso foi muito evidente, pois a partir desse momento não seria mais necessário tantas linhas de comandos, além de ser possível iniciar a era gráfica dos computadores.

Domine As Ferramentas Mais Usadas Na Internet! Torne-se Hoje Um Expert Em Facebook, Instagram E WhatsApp De Uma Única Vez!

Daí então, como já sabemos, a coisa só evoluiu e atualmente utilizamos diversas aplicações apenas com o cursor do mouse ou com grande ajuda dele.

Touchpads

Quando o conceito de dispositivo de apontamento é utilizado nos notebooks ou ultrabooks, utilizamos o termo touchpad e não mouse. Isso porque o touchpad é uma região plástica localizada na carcaça do notebook que é sensível ao toque. Assim, sempre que você movimenta seu dedo, esse gesto é reproduzido pelo cursor no monitor.

touchpad

Fig. 4: Exemplo de Touchpad.

Futuro do mouse

Esse periférico ainda é muito utilizado por todos nós, mas não por muito tempo. Costuma-se dizer que na informática tudo está sempre evoluindo. E realmente é assim.

O mouse está dando lugar aos dedos graças ao surgimento das telas sensíveis ao toque. Com isso, o mouse será o seu próprio dedo e o mouse não será mais necessário.

Atualmente, estamos apenas no período de transição entre a “era que usa o mouse” e a “era do touchscreen”. Basta aguardar e se adaptar ao Novo Mundo que nos envolve.

 

Créditos

Baseado na página da Wiki “pt.wikipedia.org/wiki/Rato_(inform%C3%A1tica)”. Editado por Esdras Nunes.
Figura 1: atera.com.br/IMGAdic/MOUSE200OEM.1.jpg
Figura 2: 365psd.com/images/thumbs/ae7/computer-mouse-top-down-view-52583.png
Figura 3: img.ibxk.com.br/materias/27234696/69285.jpg?w=700
Figura 4: articles-images.sftcdn.net/wp-content/uploads/sites/3/2015/11/touchpad-568×378-568×378.jpg

Esse conteúdo é parte da série “Para Iniciantes”. Todos os direitos reservados a Rede LAN Soluções em Informática. Proibida a reprodução parcial ou total sem a prévia autorização.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s