O Conceito de Cabeamento Estruturado – Introdução

A rede estruturada é a que se baseia num sistema de produtos (cabos, adaptadores, conectores, painéis) padronizados, necessários à formação de uma rede que possa integrar comunicação de voz, dados e vídeo e que pode ser facilmente redirecionada para prover um meio de transmissão entre quaisquer pontos de rede. A base da rede estruturada é o cabo de par trançado.

Por que utilizar cabeamento estruturado?

As primeiras redes locais, surgidas no início dos anos 80 empregavam a tecnologia de cabos coaxiais que, devido a seu baixo custo, permaneceu em uso intenso por 15 anos.

Nos anos 90, porém, a crescente necessidade por diferentes meios de comunicação nas empresas (dados, telefonia, fax, vídeo, videoconferência, etc.) incrementou dramaticamente a necessidade de se criar e manter uma infraestrutura física de comunicações organizada e eficiente. Por outro lado, com o aumento do fluxo de informações de todos os tipos, surgiu o inevitável aumento de banda (maior velocidade), o que acarretou em novas preocupações que não existiam no passado.

Além do mais, se o sistema de cabeamento for instalado de forma errada, sem a observância de normas e procedimentos técnicos adequados, isso poderá resultar na medida em que surgirem problemas operacionais quanto ao funcionamento, ampliação e manutenção da rede, criando uma situação incompatível com a atual realidade econômica que determina a redução de todo o tipo de custo desnecessário nas empresas.

Estatísticas apontam para o fato de que o sistema de cabeamento chega a responder por até 47% do total de falhas de uma rede.

O cabeamento estruturado

O sistema de cabos estruturado baseia-se na utilização de cabos de par trançados, abandonando a tecnologia anterior de cabos coaxiais. Com isto, é possível reduzir o número de falhas, o tempo de manutenção, os custos de mudanças de localização das estações de rede e da ampliação do sistema. Os sistemas de cabeamento estruturado devem ser altamente flexíveis podendo ser adaptados para operar com quaisquer tipos de sinais transmitidos pela rede, independentemente dos computadores ligados em rede e do layout das instalações prediais.

O custo do sistema de cabeamento geralmente situa-se em torno de 5% a 10% do custo total da rede, incluindo nesta projeção o custo dos computadores e dos programas.

Funções de uma rede estruturada

As funções de uma rede estruturada são:

  • Garantir um nível de desempenho satisfatório do sistema de cabeamento;
  • Garantir a homogeneidade das características elétricas dos equipamentos interligados;
  • Garantir a compatibilidade dos componentes de forma a facilitar a manutenção e ampliação;
  • Permitir a rápida mudança de uma tomada para voz, dados, fax ou vídeo;
  • Permitir a operação de redes com velocidades de, no mínimo, 100 Mbps;
  • Permitir a transmissão de dados com protocolos mais antigos ou proprietários com a adição de conversores;
  • Permitir a elaboração de projetos consistentes e organizados;
  • Permitir a fácil implantação e manutenção;
  • Prover um sistema de interfaces padronizadas;
  • Prover suporte a diferentes equipamentos e aplicações;
  • Com a função de hubs, bridges, roteadores, switches, access points e outros dispositivos ativos, pode-se interconectar redes com topologias e sistemas de cabeamento distintos num mesmo sistema de cabeamento estruturado;
  • Em inglês, o termo “cabling” equivale a cabeamento estruturado.

Parte 2 >

Esse conteúdo é parte da série “O Conceito de Cabeamento Estruturado” e continuará na próxima publicação de segunda-feira, 18/07/16.
Referências: Escrito originalmente por Lucio Sangoi Barreto, professor de Redes de Computadores, em 20/11/2007, com adaptações e atualizações para a data em que foi publicado. Para o Curso Técnico em Redes de Computadores da Faculdade de Tecnologia SENAI do Estado do Rio Grande do Sul.
Autor: Esdras Nunes.

2 pensamentos sobre “O Conceito de Cabeamento Estruturado – Introdução

  1. Pingback: O Conceito de Cabeamento Estruturado – Parte 2 – Rede LAN

  2. Pingback: O Conceito de Cabeamento Estruturado – Parte 3 (final) – Rede LAN

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s