XUBUNTU: Um sistema operacional leve

xubuntu_logoNeste artigo, gostaríamos de tecer nossos comentários a respeito deste maravilhoso sistema que é o Xubuntu e nossa experiência com o mesmo.

O Xubuntu é um sistema Linux baseado no Ubuntu, mas com a interface XFCE, mas porque usar o Xubuntu?

Embora o Ubuntu seja o mais utilizado em Desktop pelos usuários Linux, não me agrada a interface Unity, utilizada no Ubuntu, pois é muito pesada e prefiro um sistema leve para rodar os games.

Outra opção com ainda mais leveza é o Lubuntu que utiliza a interface LXDE, embora sua interface seja um pouco simples demais, não permitindo muita personalização, trata-se de um sistema de fácil instalação e tão leve que pode rodar em PCs muito antigos.

Requisitos mínimos da versão 15.10 do Lubuntu:

  • Pentium IV ou AMD K8;
  • 512MB RAM;
  • 2GB de espaço em disco.

Embora existam outras interfaces leves, o Xubuntu possui um equilíbrio entre beleza e leveza, que o torna atrativo a muitos usuários e atualmente possui uma versão ainda mais leve chamada Xubuntu Core, que vem apenas com o essencial e com quase nenhum aplicativo, veja o texto extraído do blog Diolinux, referente a versão core:

 “Hoje pela manhã fiz um teste no meu Ubuntu 15.04 com Unity, este computador rodava CS:GO com o gráfico no High a cerca de 65 FPS, com o gráfico totalmente no Low chegava a 150 FPS aproximadamente, ambos bons os suficientes para se jogar.

Então, instalei o pacote do Xubuntu Core, encerrei a minha sessão e me loguei pelo XFCE, a interface era basicamente a do Xubuntu, incluindo o Wallpaper, rodando o game nas mesmas condições apenas com XFCE Core como interface o game no High rodou a 80 FPS e no Low chegou a incríveis 250 FPS!

O Hardware usado em questão é um i5 3330, 8 GB RAM de 1600 da Kingston e um GTX 650.”

O texto acima é a prova de que uma interface leve pode guardar os recursos da sua máquina para o que realmente importa, que é nosso ambiente de produção seja você um gamer, desenvolvedor ou designer.

button

Veja, abaixo, algumas imagens deste sistema operacional:

Até a próxima!

Referências: diolinux.com.brxubuntu.orglubuntu.net.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s