Servidor de DNS

O serviço de DNS (Domain Name Server) é o responsável por converter o domínio (endereço por extenso do site) digitado em um endereço IP equivalente. Assim, sempre que você digitar o endereço de um site no navegador, o servidor DNS converte o que foi digitado para o IP do servidor onde este está hospedado. Por exemplo, ao digitar http://www.google.com, o servidor DNS irá acessar o conteúdo que está contido no IP 177.99.179.108, que é o endereço do servidor. Se você digitasse diretamente o IP, também iria ver a mesma página.

Vale ressaltar que algumas empresas, como o Google, não possuem apenas um servidor para hospedar seus sites. Desta forma, o IP original pode variar para o servidor mais próximo do local da pesquisa.

image

Servidores DNS: sem eles, como seria o acesso à Internet hoje?

O serviço de DNS não serve apenas para acessar os sites na Internet. Serve, também, para acessar os domínios hierárquicos de uma intranet (rede local, geralmente usada em empresas e instituições de ensino). Nesse caso, o serviço de DNS pode ser instalado no mesmo servidor do AD (Active Directory) ou em um servidor exclusivo para tal serviço.

Não há um limite para uso do serviço de DNS, sendo apenas limitado a quantidade de IP’s disponíveis para conversão em domínios.

DNS Reverso

O DNS reverso, como o próprio nome indica, faz a consulta baseado no IP. Geralmente, o DNS converte o domínio no seu IP correspondente. No caso do DNS reverso, o serviço faz a consulta ao IP para verificar qual o domínio que está associado à esse endereço. Assim, é possível rastrear o domínio.

Como verificar o endereço IP de determinado site

Para isso, basta ter um computador com Windows, que acredito que você tenha!

Depois, é só acessar o seu prompt de comando e digitar a seguinte linha de comando:

ping www.redelanpoa.com.br

Você vai descobrir que 192.0.78.24 é o IP correspondente ao domínio redelanpoa.com.br. Se você digitar esse IP no seu navegador, vai conseguir um conteúdo pertencente ao WordPress. Mas você deve se perguntar: ‘Vou conseguir acessar o mesmo conteúdo do site’? Pois eu lhe respondo: não. Isso acontece porque o nosso site é um blog, que é um subdomínio do WordPress e, por isso, você não conseguirá acessá-lo diretamente pelo IP, pois este suporta diversos outros subdomínios.

Subdomínios

Subdomínio é um domínio que faz parte de um domínio principal. Nele, você pode colocar um site inteiro, mas sempre estará fazendo parte do domínio principal. Imagine que o domínio principal é um local do computador e que cada subdomínio fosse como uma pasta dentro desse local.

O subdomínio é usado, principalmente, para separar assuntos que fazem parte da mesma empresa. Por exemplo, você pode acessar o conteúdo esporte.globo.com, novela.globo.com ou ainda, jornalismo.globo.com. Todos esses conteúdo estarão armazenados dentro do domínio principal globo.com.

Finalizando a primeira parte…

Como você pode perceber, falamos apenas por cima sobre o DNS, a fim de que você formasse o conceito em sua cabeça. Obviamente, o DNS é muito mais complexo que isso e possui diversas classificações, que veremos com calma aqui no Rede Lan. No entanto, nesse primeiro momento, estamos apresentando o DNS para você.

Até a próxima!

Referências: pt.wikipedia.org e simple.wikipedia.org.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s