Windows 10 se unirá ao Linux Ubuntu

Esse título poderia até ser lido como uma brincadeira, se fosse lançado no dia 1o de abril. Mas a notícia é séria e foi anunciada pela Microsoft, na semana passada, durante a conferência Build 2016, enquanto apresentava as novidades da nova atualização do Windows 10.

É uma parceria inédita feita entre a Microsoft, a Redmont e a Canonical, produtora do Ubuntu, que atualmente é  uma das distribuições mais conhecidas do Linux.

Kevin Gallo, vice-presidente da Microsoft, anunciou que a partir da nova atualização do Windows 10, que será lançada com o nome de ‘Windows 10 Anniversary Update’, já será possível utilizar os comandos nativos do Ubuntu, e baixá-los diretamente da Windows Store.

image

Será  possível executar o Bash, por exemplo. Bash é um interpretador de comandos baseado nos sistemas Unix, e permite a execução de sequências de comandos diretamente do prompt do sistema operacional ou armazenadas em shell scripts.

image

O Bash, como podemos ver, é um interpretador de comandos com a cara do Linux. Agora no Windows!

Quem diria que um dia veríamos a gigante Microsoft fazendo parcerias com distribuições livres. Mas, a pergunta que fica é: ‘Até quando poderemos ter essas ferramentas ainda sendo livres, mesmo depois de fazer uma parceria com uma distribuição comercial?’. Pense nisso!

Até  a próxima!

Notícia publicada originalmente em: http://techtudo.com.br (abre em nova janela).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s