Facebook Vai Disponibilizar Internet De Graça Para Países da África

Aparentemente, usar a internet parece uma coisa banal. Mas, muitas pessoas pelo mundo afora não possuem acesso nem ao saneamento básico, quanto mais ao acesso à internet. Enquanto temos acesso a milhões de páginas de diferentes conteúdos na Grande Rede, há pessoas que sequer viram um computador na frente. E a maioria dessas pessoas extremamente pobres é africana.

Felizmente, parece que o Facebook está tendo uma ideia bastante nobre, fazendo com que os quatro cantos do planeta fiquem conectados entre si, levando a internet àqueles que ainda não a conhecem.

O Facebook, em parceria com uma empresa europeia de comunicação por satélites, a Eutelsat Communications, anunciou no último dia 05 que vai oferecer internet de banda larga por satélite para países pobres da África. Essa parceria deve usar o sinal de banda larga do satélite AMOS-6, propriedade da empresa Spacecom. Esse acesso deve ser feito de forma gratuita ou com um custo extremamente baixo.

A assessoria da Eutelsat comunicou que o projeto irá oferecer internet a um preço acessível, em locais que até então não tinham acesso a redes físicas ou móveis com qualidade. A empresa irá criar uma filial em Londres, Inglaterra, especialmente para cuidar da banda larga africana.

Projeto já havia iniciado há algum tempo

O Facebook já havia lançado em 2013 o projeto internet.org, uma iniciativa para acelerar as conexões de regiões com baixa cobertura e planejava trabalhar com parceiros da África para otimizar a capacidade das áreas pobres desse continente.

Conforme Chris Daniels, vice-presidente do projeto internet.org, “a missão do Facebook é conectar o mundo e nós acreditamos que esses satélites vão desempenhar uma importante função na quebra das barreiras atuais em conectar os povos da África. Estamos olhando para frente com essa nova parceria”.

O CEO da Eutelsat também falou sobre o assunto: “Estamos muito contentes com essa oportunidade de implantar uma conexão de banda larga juntamente com o Facebook. É uma nova iniciativa em fornecer serviços de acesso dignos na África”.

“A Eutelsat tem um histórico forte com operações de alta performance com satélites. Isso irá garantir que iremos oferecer uma solução de internet robusta, deixando um grande número de usuário online, participando com a ‘Sociedade da Informação’”.

Analisando por outro lado…

Parece que o pessoal está fazendo a sua parte. Alguns podem até criticar o ato, falando que é demagogia, afinal a África sofre com problemas bem maiores – como falta de alimentação, moradia e saúde precária –  e  que não deveriam se preocupar com o acesso à tecnologia. Porém, acredito que todas as dificuldades que a África possui são, de fato, muito importantes e devem ser combatidas, mas isso não impede que esse povo tenha acesso à informação.

Dar o acesso à internet para essas pessoas é dar uma esperança àqueles que não têm nada, podendo então adquirir conhecimento com essa nova ferramenta ou até mesmo criando soluções de trabalho. E você, o que acha sobre esse assunto?

Nos vemos no próximo artigo.

Ass.: Esdras Nunes.

Referências
http://www.euractiv.com/sections/digital/facebook-and-eu-satellite-operator-team-deliver..
http://www.tudocelular.com/android/noticias/n45379/Facebook-disponibiliza-internet-…
http://www.tecmundo.com.br/facebook/87556-facebook-fornecer-internet-gratuita-via-… 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s