Localhost: O Que É E Para Que Serve?

Quando falamos em redes de computadores, não podemos nos esquecer do localhost, que é um termo que significa este computador. O localhost pode ser usado para acessar as funcionalidades da rede no host em que está configurado, através da interface de looping (retorno).

Utilizando essa interface, não é necessária nenhuma placa de rede física. O mecanismo de looping local pode ser útil para testes de softwares durante seu desenvolvimento, independentemente de qualquer configuração de rede.

See English Version.

Por exemplo, se um computador foi configurado para hospedar um site, é possível acessar a página inicial digitando diretamente http://localhost no navegador.

Na maioria dos sistemas computacionais, o localhost recebe o IP 127.0.0.1, que é o endereço IPv4 mais usado para isso e o endereço IP ::1 como IPv6.

O domínio localhost não está disponível para registro, sendo reservado apenas para domínios de alto nível, evitando, assim, possíveis confusões com a definição de domínios. Essa restrição em domínios com a atribuição localhost é definida pelos padrões da IETF.

Resolução de Nomes

Os padrões de redes IPv4 reservam a range de endereços 127.0.0.0/8 para fins de looping. Isso significa que todos os pacotes que forem enviados para qualquer um dos 16.777.214 de endereços (de 127.0.0.1 a 127.255.255.254), retornará em looping. No caso do IPv6, há apenas um único endereço para isso: o IP ::1.

A resolução de nomes de localhost em um ou mais endereços de IP é configurada pelas seguintes linhas no arquivo de host do sistema operacional:

127.0.0.1    localhost
::1          localhost

Geralmente esse arquivo pode ser localizado na pasta:

C:\Windows\System32\drivers\etc

O localhost pode ser mapeado, também, em outros endereços IPv4. Além disso, outros nomes podem ser atribuídos a qualquer endereço de looping. Por exemplo, você pode configurar nessas linhas seu localhost como cachorro. Assim, sempre que você digitar cachorro terá o mesmo efeito que você teria digitando localhost. Para nosso exemplo, bastaria adicionar a linha abaixo e salvar o arquivo hosts:

127.0.0.1         cachorro

Com isso, se você digitasse no navegador http://cachorro, acessaria a mesma página que está configurada em localhost.

O processo de envio de qualquer pacote para um endereço de looping é executado pela camada de enlace da pilha de protocolos TCP/IP. Os pacotes não são entregues a interfaces de rede ou dispositivos de driver, permitindo o teste de software sem a necessidade de nenhuma interface de rede.

Assim como outros que passam pela pilha TCP/IP, os pacotes de looping transmitem o endereço IP e o número da porta para onde foram endereçados. Assim, os receptores da outra ponta podem responder conforme o destino especificado de looping.

Por exemplo, um serviço HTTP pode rotear pacotes endereçados para 127.0.0.99:80 e 127.0.0.100:80 para servidores Web diferentes, ou para um único servidor que retornará páginas diferentes em cada caso. Para simplificar esses testes é que há a possibilidade de alterar ou criar aliases ou apelidos para o looping.

Até a próxima!

4 pensamentos sobre “Localhost: O Que É E Para Que Serve?

  1. Pingback: Localhost: What’s it? | Rede Lan

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s