Desmistificando O Mistério: Jogos No Linux Funcionam Ou Não?

As pessoas discutem muito sobre as vantagens de se utilizar Linux. Então, os especialistas sempre usam o discurso de que o Linux é mais estável, mais seguro, etc. Neste momento sempre me questionam coisas do tipo: “mas eu posso rodar o meu GTA V?”, ou então, “existem jogos bons no Linux?”. Vou tentar desmistificar aqui, para meus caros leitores, este tabu sobre o Linux não possuir jogos bons.

Continue reading in English Version…

Mito Ou Verdade: Só Posso Jogar Se Estiver Usando Windows?

Bom, primeiramente gostaria de deixar claro que alguns jogos são restritos ao Windows.

Oh, não! Quer dizer que meu jogo pode não rodar em Linux?

Calma! Existem soluções simples para estes jogos que são restritos, como o Wine, que é um sistema que simula o ambiente Windows para esses casos. O Wine é muito mais do que um simulador, mas não cabe aqui esclarecer maiores detalhes, pois estes serão publicados em outro artigo.

Há também outro projeto criado pela Valve chamado Steam. Este projeto veio para lançar no mundo Linux o mercado de games. Em 2015, tornou-se mais ousado ao divulgar as Steam Machines com o sistema SteamOS baseado em Linux, assim como o Android para smartphones e tablets. Estes PCs serão dedicados a jogos e contarão com um joystick diferente e inovador. A Valve garante que vai competir com o Xbox One e o PS4, lançando estes consoles em novembro de 2015, com preços entre US$ 460 e US$ 5 mil. A ideia do projeto é um vídeo game que possa ser aprimorado conforme a evolução gráfica dos jogos. Além de ser uma tecnologia inovadora, também vai aumentar o investimento das empresas de jogos nos sistemas baseados em Linux.

Steam Machines: potentes, inovadoras e que pretendem "derrubar" as plataformas convencionais.

Steam Machines: potentes, inovadoras e que pretendem “derrubar” as plataformas convencionais.

O Steam é um sistema que pode ser instalado tanto no Linux quanto no Windows, onde é possível comprar jogos e até mesmo jogar alguns gratuitos. Suas principais vantagens são os preços inferiores aos das lojas e principalmente a agilidade, já que muitos brasileiros reclamam da demora no lançamento de jogos no Brasil. Embora existam jogos para Linux que não necessitem de uma plataforma, como o Wine ou Steam, vale lembrar que este último possui 70% do mercado de jogos para PC no mundo, segundo o NPD Group. Destes jogos, 30% estão disponíveis exclusivamente para Linux.

Novos Projetos Emergindo

Outro projeto que ainda não foi apresentado ao público, mas que começou a ser desenvolvido este ano é o Projeto Vulkan, que seria uma nova geração do OpenGL e vai competir diretamente com o DirectX 12 da Microsoft. Entre as empresas que estão participando do desenvolvimento estão a Valve, a Nvidia, a AMD, a EA Games, a Unity, a Khromos, a Epic Games e outras também conhecidas.

Para as pessoas que não conhecem o que é o OpenGL ou DirectX, são APIs gráficas que, de modo simplificado, funcionam para comunicar o sistema operacional com a placa de vídeo, funcionando como intermediário (middleware).

Classificação Dos Jogos Linux

Os 10 jogos mais bem avaliados no Steam são:

Este slideshow necessita de JavaScript.

  1. Portal 2;
  2. Counter-Strike;
  3. Euro Truck Simulator 2;
  4. Kerbal Space Program;
  5. BattleBlock Theater;
  6. Portal;
  7. Mark of the Ninja;
  8. Crypt of the NecroDancer;
  9. Nuclear Throne;
  10. Lethal League.

Outros jogos (para quem gosta de excelentes gráficos e de jogabilidade):

  • Alien Arena
    Excelente FPS de guerra onde você pode jogar sozinho, em equipe ou contra jogadores espalhados pelo mundo. O objetivo é derrotar os alienígenas adversários em ambientes bem variados pelo espaço.
  • Heroes of Newerth
    Clássico do RPG, onde é possível assumir diferentes tipos de personagens, assim como diversos itens e o objetivo é vencer o exército inimigo.
  • Open Arena
    Um jogo muito divertido ao estilo de Doom ou Quake, que não exige um computador muito potente. Sua principal vantagem é a facilidade de se jogar multiplayer, embora não possua o modo história.
  • Battle for Wesnoth
    Estratégia no mesmo estilo de Final Fantasy Tactics, onde você pode ajudar a salvar Wesnoth. Controle um orc, um mago, um elfo, um guerreiro, além de muitas outras criaturas. Cada personagem possui características próprias. Recomendo para quem gosta de jogos onde é necessário usar a estratégia a todo o momento.
  • Amnesia – The Dark Descent
    Um dos jogos mais apavorantes que já joguei. O objetivo não é enfrentar criaturas, mas sobreviver. Neste jogo você se torna Daniel, que acorda sozinho em um castelo, sem lembrar como foi parar neste lugar, aonde monstros surgem de todas as direções.

Concluindo

Então, resumidamente, posso dizer que se você tinha medo de comprar um computador que tem como sistema nativo o Linux – independente de qual versão – por não conseguir jogar nele, acredito que você tenha eliminado sua dúvida. Nós do blog Rede LAN apoiamos bastante o uso do Linux, como já falamos em outro artigo porque, além de ser gratuito, é muito menos suscetível a vírus e a outros programas maliciosos.



Bônus

Onde baixar jogos para Linux:

E aí, já instalou seu jogo?

Não se esqueça de deixar seu comentário e nos seguir em nossas Redes Sociais.

Fontes: npd.com, g1.globo.com, tvgameover.com.br, diolinux.com.br, hardware.com.br, baixaki.com.br
Autor: Filipe Cemim.

2 pensamentos sobre “Desmistificando O Mistério: Jogos No Linux Funcionam Ou Não?

  1. Pingback: Demystifying Mystery: Games On Linux Work Or Not? | Rede Lan

  2. Pingback: A origem do Linux – Rede LAN

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s