Como Funcionam As Placas De Vídeo?

Você já deve ter ouvido falar em placa de vídeo. Neste momento, você está usando uma para processar as imagens geradas pelo processador e conseguir ler esse post.

Mas você sabe como funciona esse processamento gráfico? Antes de prosseguir, assista o vídeo a seguir:

O que é

A placa de vídeo é uma das peças mais importantes para o funcionamento do computador depois da placa-mãe, processador e memória. Para exibir a imagem, ela transforma os dados recebidos em triângulos ou polígonos desenhados na tela, para depois modificar as cores dos pixels que compõem a imagem. Esse processo é feito 30 vezes por segundo, considerando as placas de vídeo mais simples. Levando em consideração que o olho humano consegue identificar apenas 25 quadros por segundo, a taxa de atualização de um monitor (FPS) com essas placas é bem satisfatória.

A placa de vídeo já vem integrada com a placa-mãe (ON-Board), mas esta é recomendada apenas para aqueles usuários que vão navegar na internet, assistir a vídeos, ler e-mails ou fazer algumas edições em documentos. Se você é um usuário que costuma editar vídeos com programas pesados, imagens vetoriais de alta resolução ou é um jogador online (MMORPG), precisa comprar uma placa de vídeo dedicada (OFF-Board) que suporte as suas aplicações.

Vale ressaltar que uma placa de vídeo dedicada só pode ser instalada em desktops. Os notebooks, no geral, ainda não possuem a praticidade que um desktop tem para trocar as peças mais complexas, como a placa de vídeo e a placa-mãe.

Placas OFF-Board

As placas OFF-Board variam muito em questão de desempenho. Ao se comprar uma placa de vídeo dedicada, deve-se levar em consideração alguns fatores, como quantidade de bits de cor (atualmente, temos placas com 256 bits ou mais), quantidade de quadros por segundo (algumas já possuem até 60 FPS) e velocidade do processador (medido em GHz).

Atualmente, temos duas empresas concorrendo à liderança do mercado: a AMD e a nVidia. Além dessas, podemos encontrar muitas outras marcas boas e com preço mais em conta. Mas pesquise bem antes de comprar para não levar “gato por lebre”.

Tipos de saída de vídeo

A saída da imagem de uma placa de vídeo pode variar, pois existem diversos tipos de conexões. Vejamos as três mais usadas nos dias de hoje:

VGA

cabo vgaFamosa por ter a ponta do cabo azul, esta ainda é a forma mais usada de transmissão de imagem. Sigla para Video Graphic Array (Disposição Gráfica de Vídeo).

  • Pode exibir até 256 cores e 262144 variações de cores;
  • Resolução de 800 x 600 (Standard Display), conhecida como a imagem transmitida em TVs de tubo. Em computadores, podemos encontrar resoluções maiores que essa suportadas pelo cabo VGA, mas isso explicaremos em outro post exclusivamente sobre o assunto.



RCA

cabo rcaVocê conhece ele pelas cores dos seus cabos: amarelo, branco e vermelho, sendo o amarelo para vídeo e as outras cores para áudio estéreo.

  • Assim como o VGA, transmite imagens com resolução de até 800 x 600;
  • Cabo simples, que não exige muita capacidade de processamento.

HDMI

cabo hdmiMuito melhor que o VGA e o RCA, o HDMI é a forma atual para transmissão de imagem digital. Abreviação para High Definition Multimedia Interface (Interface Multimídia de Alta Definição).

  • Profundidade de cor de até 4096 cores por pixel;
  • Suporta imagens em 3D;
  • A versão 1.3 suporta imagens de até 1080 x 1920 (High Definition);
  • A versão 1.4 suporta resoluções de até 2160 x 4196 (Ultra High Definition ou 4K).

E você usa uma placa de vídeo em seu computador?

Deixe seu comentário e responda à nossa enquete para aperfeiçoarmos o conteúdo.

Fontes: pt.wikipedia.org, tecmundo.com.br, olhardigital.uol.com.br.

Créditos da imagem em destaque: Jogo Star War BattleFront para PS4.

Autor: Esdras Nunes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s