Mitos e Verdades Sobre a Bateria de Seu Notebook

Nesse post, mostraremos para você quais as medidas a se tomar para cuidar da vida útil de sua bateria. Também iremos tirar as maiores dúvidas sobre o assunto.

Qual é a vida útil da bateria?

Depende de cada fabricante, mas geralmente é em torno de 1000 ciclos. Ou seja, quanto menos vezes carregar, mais tempo ela irá durar.

Quando estou usando o notebook na tomada e a carga termina, o que devo fazer?

Nesses casos, o recomendado é que você faça uma das seguintes ações:

  1. Remova o carregador da tomada e continue utilizando o notebook pela bateria;
  2. Continue usando o notebook pela tomada. Remova da tomada se perceber que o carregador está muito quente.

Se você escolheu a opção 1

Para evitar que sua bateria perca vida útil, é necessário que, assim que a mensagem de bateria fraca aparecer, você coloque-o na tomada novamente.

Se você quiser desligar o notebook antes da carga zerar novamente, lembre-se disso e, na próxima vez, ligue-o sem carregar para que use toda a carga que você inseriu na bateria.

Se você escolheu a opção 2

Use essa função se você tem costume de usá-lo como um desktop, sempre no mesmo lugar. Porém, a cada duas semanas use-o somente pela bateria, pois mesmo não sendo utilizada a carga da bateria continua diminuindo, mas num ritmo mais lento. Se você nunca usar a bateria, ela vai acabar não podendo mais ser carregada. É semelhante ao que acontece se você não usar seu carro por um longo período e acaba ficando “sem bateria”.

Se eu precisar remover o carregador antes de acabar a carga, tem algum problema?

Não, se você usa um aparelho novo. Nas baterias mais antigas, que eram feitas de níquel-cádmio, a vida útil era reduzida ao fazer isso porque ocorria o que era conhecido como “Efeito Memória” (a carga da bateria era realizada com a diferença de carga entre o valor nominal e o valor restante). Nos notebooks atuais, com baterias de lítio, não há problemas se você precisar remover o carregador antes dos 100%.

Usar um carregador não original traz problemas?

Sim e bastante! O carregador que acompanha seu notebook já vem com a quantidade necessária de tensão para sua bateria, além de outros fatores que variam de marca para marca e de modelo para modelo. Se você utilizar um carregador “made-in-China” ou de outro produto, poderá trazer grandes complicações para sua bateria.

Se você já fez (ou ainda faz) isso, pare imediatamente!

Como faço para economizar bateria no meu notebook?

notebookAqui vão algumas recomendações e dicas:

  • Se sair da frente do computador, abaixe a tela e feche o notebook;
  • Configure o brilho da sua tela para o menor possível. O ideal é que seja abaixo da metade;
  • Se for usar o notebook somente no outro dia, desligue o computador ao invés de colocá-lo em stand-by (suspender). Veja mais detalhes em outro post sobre o assunto.
  • USB em uso gera mais gasto de energia. Desconecte mouses, pendrives e outros acessórios que não estiver usando de seu USB.
  • Ao usar um monitor externo, como uma TV, o tempo da carga irá durar muito mais. Sempre que possível, conecte seu notebook a monitores externos e selecione a opção “Usar somente segunda tela”.
  • Não deixe o seu notebook em cima de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, pois estes aparelhos descarregam mais rápido seu notebook, mesmo quando não está em uso, devido a interferências eletromagnéticas. Exemplos: micro-ondas, geladeira, aparelho de som, TVs de tubo, etc.

Por enquanto é isso. Se você acha que faltou alguma coisa, deixe um comentário. Até a próxima! =]

Fontes: oficinadanet.com.br, teclomat.com.br, pcaomaximo.com.br.
Autor: Esdras Nunes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s