Ubuntu: um S.O. em ascensão

Ubuntu é um dos milhares de Sistemas Operacionais com núcleo Linux de código aberto, porém um dos mais conhecidos. Sistema de Código Aberto significa que é gratuito e se você quiser (e souber), também pode contribuir com a melhoria do sistema e com a distribuição do mesmo. Isso acaba tornando-o menos suscetível a falhas, pois existem diversas comunidades de programadores pelo mundo que estão sempre enviando suas contribuições para o sistema.

O Ubuntu é um sistema baseado originalmente no sistema Debian, outro Sistema Operacional Linux, e existe desde 2004. É uma das versões mais usadas do Linux e atualmente está na versão 14.04.2 LTS. Para fazer o download gratuito, basta clicar no botão abaixo:

botao-download-ubuntu

Ter um sistema operacional gratuito pode te trazer muitas vantagens, como podemos citar abaixo:

1. É gratuito, ou seja, não existe pirataria

Como já falamos o Ubuntu é gratuito, já sendo uma grande vantagem. Sendo gratuito, você sempre terá a versão completa do sistema, sem ter que comprar uma versão “Professional” ou “Ultimate”. Além disso, você estará usando o sistema operacional original, afinal de contas, quem vai piratear um sistema que é gratuito?

2. Muito mais leve, muito mais recursos

Os recursos gráficos do Ubuntu são fascinantes se comparados com os do Windows. Além de exigir muito menos do hardware para trabalhar, possui recursos úteis que você só começou a ver em versões mais recentes do Windows. Algumas, como múltiplos desktops, deixar uma janela sempre na frente das outras ou rolar texto em janelas de segundo plano, ainda nem estão disponíveis no Windows. Veja nosso post sobre o Windows 10 e veja as “novidades” que somente agora estarão disponíveis no Windows.

3. Drivers incompatíveis: um mito desvendado

Muitas pessoas não trocam para o Ubuntu ou outros sistemas baseados em Linux por medo de incompatibilidade com drivers. Se você ainda pensa assim, saiba que isso é coisa do passado! Graças às milhares de comunidades Ubuntu existentes no mundo todo, sempre há alguém interessado em ajudar e criar um driver compatível. Além disso, as próprias fabricantes de hardwares já disponibilizam o download das versões para Linux.

4. Painel de controle mais organizado

Acredite, o painel de controle do Ubuntu é muito mais intuitivo que o do Windows. Lá, os ícones estão separados por categoria e com títulos muito mais fáceis de achar.

ubuntu-logo

5. “Não sou técnico e por isso, não posso usar o Linux”

Antigamente, talvez. Agora, o Ubuntu possui uma interface totalmente gráfica e intuitiva, com uma interface simples para qualquer usuário. Obviamente, ainda é possível entrar no sistema pelo modo texto, mas isso é usado somente por usuários mais avançados ou em servidores.

6. Vírus? Não, obrigado!

O Ubuntu é um sistema gratuito e com uma quantidade de vírus 99% menor que no Windows. Os crackers tentam sempre pegar os usuários do Windows, por diversos motivos. Alguns deles são porque os usuários do Windows tendem a ser mais leigos e porque o próprio sistema é mais inseguro.

Mas se o Ubuntu é tão bom, porque as pessoas não o utilizam?

Na verdade, muitas pessoas já estão utilizando sistemas alternativos, seja Linux, Mac, etc. A questão é que a maioria ainda tem receio de trocar de sistema ou simplesmente desconhecem a existência dos outros sistemas. Outro fator é que o Windows acaba se adiantando, sendo vendido já instalado no computador. O problema disso tudo é que o preço do sistema operacional embutido no produto acaba deixando o mesmo bem mais caro.


E você, nunca pensou em experimentar o Ubuntu? Talvez esses links possam ser úteis para você.

Veja o site oficial do Ubuntu [english]
Veja a comunidade oficial no Brasil
Realize o download

Até a próxima!

Fontes: ubuntu-br.org, ubuntu.com, wikipedia.org, diolinux.com.br, showmetech.com.br,
trabalhoubuntu.blogspot.com.br.

Autor: Esdras Nunes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s