Protocolo TCP/IP – parte 3

Ver em inglês.

Continuando nosso tutorial sobre o Protocolo TCP/IP, veremos em que camadas este protocolo (ou suíte de protocolos, por conter mais de um) está dividido. Se você perdeu alguma parte do tutorial, acesse pelos links:

Parte 1Parte 2

Camadas do Protocolo TCP/IP

As camadas existem para organizar de maneira mais clara o protocolo TCP/IP. Em outras palavras, as camadas servem para definir em que local uma tecnologia funciona no processo, formando todo o conjunto. Novamente no nosso exemplo da indústria, imagine que a esteira é o protocolo TCP/IP. Cada parte do funcionamento do processo é uma camada. Se há algum problema na camada 3, por exemplo, sabemos exatamente aonde ela se encontra, facilitando assim a resolução desse problema.

O protocolo TCP/IP possuía, antigamente, 4 níveis (ou camadas): rede, inter-rede, transporte e aplicação. Mas, com o tempo, esse modelo se tornou obsoleto e, graças à influência do Modelo OSI (dividido em 7 camadas, como veremos mais a frente), se modificou e, agora, pode ser dividido em 5 camadas.

Quanto menor o número da camada, mais longe do usuário final ela fica. Essas camadas são conhecidas por camadas de baixo nível. Por sua vez, as camadas mais próximas ao usuário são chamadas de camadas de alto nível.

As camadas do protocolo TCP/IP aceitas hoje, iniciando pela camada de mais baixo nível, são:

  1. Física;
  2. Enlace;
  3. Rede;
  4. Transporte;
  5. Aplicação.

Camadas TCPIP.fw

Vejamos agora as características de cada camada.

1. Camada Física

Camadas TCPIP1.fw

Como o próprio nome diz, esta refere-se aos componentes físicos (hardware) responsáveis pelo tráfego dos dados. São os cabos e as placas de rede.

Nesta camada é realizada a codificação dos dados, ou seja, é realizada a transformação dos dados digitais que o computador gera em sinais analógicos para trafegarem pelo sinal de banda larga e serem compatíveis com os cabos, para serem decodificados novamente em sinais digitais no outro nó. Exemplos de componentes da camada física: modem, cabo RJ-45, placa de rede, Bluetooth, USB.

2. Camada de Enlace

Camadas TCPIP2.fw

Nesta camada estão todas as tecnologias e dispositivos responsáveis pela transmissão dos dados, através da camada física. Esta ainda pode ser dividida em mais duas subcamadas: LLC e MAC. Na LLC há uma interface para a camada superior, enquanto que na MAC, há o controle de acesso ao meio físico, através de um endereço MAC. Exemplos de itens da camada de enlace: Ethernet (tecnologia de rede cabeada), IEEE 802.11 (Tecnologia Wi Fi), switch, token ring, FDDI.

3. Camada de Rede

Camadas TCPIP3.fw

Camada responsável pela tecnologia que controla a operação da rede, como roteamento dos pacotes entre as redes, controle de congestionamento (afunilamento) e contagem da quantidade de dados transferida (como exemplo, para que a operadora de telefonia possa limitar seu limite de tráfego para 10 GB). Como exemplos de tecnologias dessa camada temos o IPv4, IPv6, ICMP (Ping), NAT.

4. Camada de Transporte

Camadas TCPIP4.fw

Como o próprio nome diz é a camada responsável pelo transporte dos dados de forma eficiente e econômica. Esta camada deve garantir que os pacotes cheguem ao destino livre de erros e na sua devida sequência. Exemplos de tecnologias desta camada: NetBEUI, TCP, UDP, RIP, DCCP.

5. Camada de aplicação

Camadas TCPIP5.fw

Nesta última camada, que é a mais próxima do usuário, temos os serviços para aplicações e a ligação entre a rede e os aplicativos que estão instalados no computador do usuário.

Exemplos de protocolos da camada de aplicação: HTTP (HTTPS), SMTP, FTP, RDP, POP3 (e-mail), IMAP (e-mail), DNS (resolve domínios), Telnet.

E por enquanto, é só…

Como vimos nessa postagem, todas as características que compõe as camadas do protocolo TCP/IP foram apresentadas. Veremos nos próximos posts o que é o Modelo OSI e no que difere do modelo proposto para TCP/IP. Aguardem…

Parte 1Parte 2

Continua…

Fontes

Wiki (Camada de aplicação), Tecmundo, YouTube, Clube do Hardware.

Autor: Esdras Nunes.

Rede LAN Soluções em Informática.

2 pensamentos sobre “Protocolo TCP/IP – parte 3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s