Depois da TV Digital, agora a Rádio Digital

Ver em inglês.

Você deve ter se perguntado um dia: “Se a TV evoluiu para digital, será que isso também não vai acontecer com o rádio?”. Pois agora você tem uma resposta satisfatória para essa pergunta. Futuramente, as estações de rádio AM e FM que conhecemos, sairão do ar junto com a transmissão analógica da TV.

O que é a Rádio Digital?

dab

A nova tecnologia de transmissão digital de áudio recebe o nome de DAB (Digital Audio Broadcasting) e já está funcionando em diversos países, principalmente na Ásia e na Europa. A Noruega será o primeiro país a desativar as frequências analógicas (AM e FM), mantendo somente a transmissão digital.

Apesar de ser novidade, a DAB não é um conceito novo. Essa tecnologia começou a ser desenvolvida na década de 80, mas só entrou em vigor pela primeira vez em 1995 na Noruega (mais uma vez a Noruega).

Benefícios da nova tecnologia

Uma das vantagens é a qualidade do áudio na transmissão, que conseguirá alcançar até 5.1 canais de áudio, além de atingir frequências muito mais altas que a FM, chegando até 1492 MHz. Será possível, também, ver letreiros digitais nos aparelhos receptores com notícias, previsão do tempo ou o nome da música que está sendo executada. E, por incrível que pareça, essa tecnologia é mais barata do que a transmissão analógica!

Radiodifusão Digital no Brasil

No Brasil existe, desde 2007, o Conselho Consultivo da Rádio Digital, que visam implementar essa tecnologia aqui no Brasil levando em consideração as limitações e a realidade do nosso país. Infelizmente ainda não temos previsão para início das atividades de radiodifusão digitais por aqui.

E aí, o que você acha dessa tecnologia?

Fontes

Wiki EUA (Digital Audio Broadcasting), Wiki Portugal (Digital Audio Broadcasting), Wiki BR (Rádio Digital), Globo Notícias, Jornal O Sul, Site Wireless Brasil, Ministério das ComunicaçõesMinistério das Comunicações (notícias).

Autor: Esdras Nunes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s