Windows 10: o que vai mudar?

Ver em inglês.

O Windows 8 é a última versão lançada do Sistema Operacional da Microsoft. Talvez você esteja utilizando-o nesse momento. Então, você deve saber que essa foi considerada a versão mais radical em toda a história da Microsoft. Até o Windows 7, seu antecessor, tínhamos a aparência padrão da Microsoft, apenas com elementos visuais aprimorados de versão em versão, mas sem grandes alterações de layout.

A mudança tão drástica acabou fazendo com que o sistema não tivesse uma boa recepção, gerando grandes críticas. Com isso, a Microsoft se viu obrigada a ajustar seus erros em uma próxima versão e rápido, para evitar que os usuários perdessem o interesse no Windows. Surgiu assim o Windows 10. Bom, parece que conseguiram fazer a lição de casa direito e retornar aos elementos a que estamos familiarizados.

Na versão do Windows 10, que tem previsão de lançamento para final desse ano, temos uma soma de elementos do Windows 7 com os do Windows 8.

Obviamente, alguns elementos do Windows 8 foram mantidas nessa nova versão por acabarem sendo bem recebidos. Veremos nesse post as principais modificações para o novo Windows 10.

Menu Iniciar ou Tela Iniciar? Você escolhe!

Agora o usuário pode escolher se deseja usar a versão clássica do menu Iniciar como no Windows 7 ou a Tela Iniciar como no Windows 8. Para isso, basta alterar as configurações nas Propriedades da Barra de Tarefas.

Clique para ampliar

Figura 1. Como podemos ver, o Menu Iniciar volta a ter sua antiga aparência.

Fim do Internet Explorer! \o/

Muitos usuários (mas muitos mesmo) não gostam do Internet Explorer. Sendo assim, a Microsoft decidiu acabar com ele. Mas, como não poderiam ficar sem nenhum navegador nativo, o IE dará lugar ao Project Spartan, seu novo navegador.

Figura 2. Agora, teremos o Project Spartan no lugar do antigo IE.

Figura 2. Agora, teremos o Project Spartan no lugar do antigo IE.

Clique para ampliar

Figura 3. Interface do Project Spartan.

Cortana

Comando de VozAgora, o Windows contará com uma assistente de voz inteligente, que entenderá os seus comandos por voz. Poderemos abrir um aplicativo apenas falando ao Sistema Operacional. Porém, não sabemos se teremos essa opção em Português.

Múltiplas áreas de trabalho

Imagine que você tem um computador com diversos monitores, mas só pode exibir um por vez. Se você já usou algum SO Linux, como Ubuntu ou Red Hat, sabe que essa função é bastante útil. Pela primeira vez em sua história, a Microsoft incorporou a opção de múltiplas áreas de trabalho. Agora, você pode abrir diversos programas em cada um dos desktops.

Clique para ampliar

Figura 5. Agora, podemos alternar entre as áreas de trabalho.

O único problema é que haverá apenas uma barra de tarefas para exibir os programas abertos em todos os desktops.

Programas abertos em modo janela

No Windows 8, ao ver algum vídeo, abrir uma calculadora ou entrar na Loja da Microsoft, por exemplo, só poderíamos fazê-lo em tela inteira. Sumiam a barra de tarefas, relógio e até o botão Fechar. Agora, esses mesmos aplicativos serão abertos no modo janela, como eram em versões anteriores.

Clique para ampliar

Figura 6. Os programas que no Windows 8 abriam em tela inteira, serão executados em modo janela.

Mudança dos ícones

Os ícones perderam os efeitos tridimensionais que possuíam no Windows 7, ficando mais simples e estilizados. O único problema é que nem todos os ícones receberam essa alteração, deixando certa poluição visual entre os ícones. Provavelmente, até a data de lançamento todos os ícones tenham sofrido a alteração.

Clique para ampliar

Figura 7. Conheça a nova aparência dos ícones do Windows 10: agora sem efeito 3D.

Bônus

Quer saber mais sobre o que mudou no Windows 10? Acompanhe esse vídeo feito pelo TecMundo sobre as mudanças e maiores detalhes sobre cada um.

Se quiser fazer o download da versão Insider Preview do Windows 10 e testar no seu próprio computador, clique no link abaixo:

http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows/preview-iso

Concluindo

Podemos dizer, então, que o novo Windows veio para consertar as mudanças tão radicais que enfrentamos no Windows 8 (algumas até tentaram ser consertadas na versão 8.1). Em uma visão geral, acreditamos que o Windows 10 será muito inovador, trazendo a nostalgia dos sistemas anteriores com a tecnologia dos dias atuais.

Mas, de qualquer forma, uma coisa é certa: devemos sempre nos adaptar às mudanças, pois elas sempre ocorrerão. Pode ser que demoremos um pouco para aceitá-las, mas ora ou outra ela fará parte de nossas vidas.

Até a próxima!

Fontes: tecdica.com.br, tecmundo.com.br, techtudo.com.br, canaltech.com.br.

Autor: Esdras Nunes.

Um pensamento sobre “Windows 10: o que vai mudar?

  1. Pingback: Conheça as Teclas de Atalho do seu Windows 10 – Rede Lan

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s