Antivírus: será que esses programas são realmente confiáveis?

Se os antivírus não funcionam, por que continuar usando?

See in English.

Desde sempre, as empresas têm contado com o “tão poderoso” software antivírus para ajudar a detectar, prevenir e remover programas maliciosos antes que se tornem um problema.

Mas um antivírus sozinho não é suficiente para conseguir barrar os keyloggers, backdoors, rootkits, cavalos de Tróia, worms e spywares, que estão cada vez mais sofisticados.

“É claro que as soluções tradicionais baseadas em assinatura anti-malware estão cada vez mais ineficazes”, diz o analista Neil MacDonald. Então, por que as empresas ainda o usam?

Existem várias razões pelas quais o antivírus ainda é implementado em estações de trabalho corporativas. A primeira deve-se ao fato de que o antivírus é necessário por necessidades legais e de conformidade.

Como diz Adrian Sanabria, analista sênior da Enterprise Security Practice, EUA, ” os negócios regulamentados simplesmente não tem escolha, pois a norma exige o uso do antivírus. Caso contrário, seriam consideradas irresponsáveis, fazendo-as enfrentar de diversas ações judiciais a problemas mais graves como roubo de informações sigilosas”. Em segundo lugar, apesar do antivírus não identificar todos os tipos de vírus, ainda fornece certo nível de proteção.

Os antivírus ainda são necessários, “porque há tantos malwares lá fora”, diz o analista da IDC, Charles Kolodgy. “A Microsoft tem feito estudos para mostrar que computadores sem nenhum antivírus tem uma taxa muito maior de infestações, se comparado com os que utilizam alguma proteção”.

Se um usuário qualquer de PC sem antivírus navegasse normalmente pela Internet por uma semana, teria grande probabilidade de ter seu computador infectado com algum malware, que por sua vez, poderia ser facilmente identificado pelo software de segurança.

Como são as adaptações dos fornecedores de antivírus tradicionais?

A questão-chave é entender o que vai ser feito daqui para frente para tornar os produtos mais eficientes ao combate dessas ameaças.

“Eu não acho que devamos confiar somente em antivírus”, acrescenta Kolodgy. Afinal, existem alguns poucos antivírus eficientes, mas eles não passam nem perto do que a grande maioria das pessoas espera.

Embora grande parte da mudança no mercado de antivírus está sendo impulsionada por recém-chegados, os fornecedores já estabelecidos, como Symantec, McAfee, Kaspersky, BitDefender, Sophos e Trend Micro não estão parados.

Com um antivírus,o seu computador está protegido... Será?

Com um antivírus,o seu computador está protegido… Será?

Os desenvolvedores de antivírus tradicionais estão trabalhando muito duro para incorporar tecnologia avançada de segurança em seus produtos existentes. O desafio para os fornecedores existentes é incorporar as mudanças em sua base de código existente e torná-la funcional.

Então, quais são as nossas alternativas?

Podemos dividir o mercado de antivírus em três categorias principais: tradicional, proteção de estações e resposta a incidentes.

Os antivírus tradicionais não conseguem manter os “bandidos” fora, pois estes tem acesso a biblioteca tradicional dos antivírus comuns. Eles apenas se certificam de que o antivírus não irá identificar o seu código de programação antes de liberá-lo na Internet.

Produtos de proteção em estações finais são consideravelmente mais eficazes em parar malwares, mas em sua grande maioria não são tão bons em removê-los e, por isso, ainda não deverão substituir os antivírus tradicionais.

Da mesma forma, os produtos com foco em resposta a incidentes não são eficazes na remediação e por isso são vistos apenas como ofertas complementares de antivírus.

Concluimos então que…

Bom pessoal, pelo que vimos, o antivírus não é uma garantia de que o sistema será totalmente blindado contra ataques. Então, temos que ter em mente de que quando instalamos um antivírus não estamos totalmente isentos de ataques, apenas menos suscetíveis a eles.

Nos próximos posts, teremos mais detalhes sobre segurança, para que você possa saber como se proteger corretamente. Até a próxima!

Fontes

computerworld.com

Todos os direitos reservados a Rede LAN Soluções em Informática.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s