O Que é Ping?

See in English.

Você já deve ter ouvido falar em Ping, mas você sabe realmente o que é isso? Para que serve? Como deve ser usado? Essas perguntas serão respondidas nesse post.

Sobre o PING

PING é a abreviação de Packet Internet Network Grouper, ou Agrupador de Pacotes da Internet. Ele utiliza o protocolo ICMP para enviar um pacote ao destino e aguarda o tempo de resposta do mesmo.

Quanto menor for o tempo de resposta, melhor está a conexão entre o seu computador e o destino. Quando dissemos que a conexão entre esses dois pontos está boa, não depende somente da sua conexão com a Internet. Depende também da velocidade da conexão do outro computador, se o destino está muito congestionado (como sites do governo, por exemplo), se a distância entre vocês é muito grande (por exemplo, você no Brasil e o destino na Rússia), entre outros fatores.

Faça o teste agora

Vamos fazer o teste agora! Para isso, teremos como base o Windows 8, mas isso vale para qualquer versão do Windows.

  • Pressione a tecla WinKey + R. WinKey é a tecla com o símbolo do Windows no seu teclado, localizado entre o botão Ctrl esquerdo e a tecla de espaço.

comando_executar

  • Agora, você está vendo a janela “Executar”. Nela, digite cmd e clique em “OK” (ou pressione Enter).
  • Agora, você está no Prompt de Comando do Windows, com tela preta e letras brancas. Digite o comando abaixo e aguarde:
ping www.google.com.br

Interpretando o resultado

Provavelmente, você teve um resultado semelhante a este:

prompt

Utilizaremos os resultados destacados na imagem acima.

Em nosso exemplo, obtivemos os resultados:

Enviados = 4
Recebidos = 4
Perdidos = 0 (0% de perda)
Média = 35ms

Isso indica que não tivemos nenhuma perda de pacotes. Esse resultado é o ideal. Se você fizer diversos testes e aparecer em todos alguma perda de pacotes, verifique o que pode estar acontecendo. Obviamente, vez que outra pode ocorrer que algum pacote seja perdido, é natural.

Além disso, também temos a média de 35 ms (milissegundos) de retorno. É bem rápido, lembrando que 1000 milissegundos equivalem a 1 segundo.

Ping nos jogos

Também pode ser chamado de latência. Se você está jogando um MMORPG ou um jogo em rede, deve ter ouvido falar nesses termos. No caso dos jogos, o tempo de resposta é fundamental e deve ser verificado para saber se você está com “lag” ou não. Alguns servidores de jogos limitam a latência (tempo de resposta), para que usuários com ping muito alto não participem e acabem “atrapalhando” sua equipe. Afinal de contas, se você joga, sabe bem que 1 segundo pode ser decisivo na hora de vencer uma batalha.

Se o servidor for em outro país, você vai perceber valores bem maiores que os apresentados no exemplo, próximos a 1 segundo (1000ms). Nesses casos, a resposta é muito lenta e acaba fazendo com que você perca no jogo, ficando “travado” ou até mesmo desconectando-o.

Se você que joga já viu algum personagem que fica “travado” e algum tempo depois aparece em outro lugar, indica que esse usuário está com a latência alta.

Fontes

Conteúdo

http://canaltech.com.br/
http://br.answers.yahoo.com/
http://www.tecmundo.com.br/

Imagens

Imagem destacada
Todas as outras imagens foram geradas e editadas pelo autor.

Todos os direitos reservados a Rede LAN Soluções em Informática.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s