LAN (Local Area Network)

Rede de área local (ou Local Area Network), é uma rede de computadores utilizada na interconexão de equipamentos processadores para troca de dados. Em outras palavras, é um conjunto de hardware e software que permite a computadores individuais estabelecerem comunicação entre si, compartilhando informações e recursos.

Tais redes são denominadas locais por cobrirem apenas uma área limitada (10 km no máximo, afinal acima desse limite, passam a se chamar MANs). Redes em áreas maiores necessitam de tecnologias mais sofisticadas, visto que, fisicamente, quanto maior a distância de um nó da rede ao outro, maior a taxa de erros que ocorrerão devido à degradação do sinal.

As LANs são utilizadas para conectar estações, servidores, periféricos e outros dispositivos que possuam capacidade de processamento em uma casa, escritório, escola ou edifícios próximos.

Componentes de uma LAN

Servidores

Servidores são computadores com alta capacidade de processamento e armazenagem, responsáveis por disponibilizar serviços, arquivos ou aplicações a uma rede. Eles podem disponibilizar e-mail, hospedagem de páginas na Internet, firewall, proxy, impressão, banco de dados, servir como controladores de domínio, entre outras. Como servidores de arquivos, eles podem servir de depósito para que os usuários salvem os seus arquivos num local seguro e de forma centralizada. E, finalmente, como servidores de aplicação, disponibilizar aplicações que necessitam de alto poder de processamento a máquinas com menor capacidade.

Estações de trabalho

As estações de trabalho, também chamadas de clientes, são geralmente computadores de mesa, portáteis ou PDAs, utilizados para acesso aos serviços disponibilizados pelo servidor ou para executar tarefas locais. São máquinas que possuem um poder de processamento menor. Muitas vezes são usadas estações sem disco (máquinas-zumbi), as quais usam completamente os arquivos e programas disponibilizados pelo servidor.

Sistema Operacional de rede

O Sistema Operacional de rede é um aplicativo de controle da máquina que dá suporte à rede, e podem ser divididos em duas classes: sistema-cliente e sistema-servidor.

O sistema-cliente possui características mais simples, voltadas para a utilização de serviços, enquanto que o sistema-servidor, por consequência, possui uma maior quantidade de recursos, tais como serviços para serem disponibilizados aos clientes.

Os sistemas baseados em Unix são potencialmente clientes e servidores, sendo feita a escolha durante a instalação dos pacotes, enquanto que em sistemas Windows, existem versões clientes (Windows 2000 Professional, Windows XP) e versões servidores (Windows 2000 Server, Windows 2003 Server e Windows 2008 Server).

Dispositivos de rede

Dispositivos de rede são os meios físicos necessários para a comunicação entre os componentes participantes de uma rede. São exemplos os concentradores, os roteadores, repetidores, os switches, as placas de rede e os pontos de acesso wireless.

Protocolos de comunicação

Protocolo é a “linguagem” que os diversos dispositivos de uma rede utilizam para se comunicar. Para que seja possível a comunicação, todos os dispositivos devem falar a mesma linguagem, isto é, usar o mesmo protocolo. Os protocolos mais usados atualmente são o TCP/IP, IPX/SPX e o NetBEUI.

Topologia

Barramento

Topologia em barramento

Fonte: o autor.

A topologia de barramento que utiliza o padrão IEEE 802.3 (Ethernet) tem um controle descentralizado, onde cada máquina transmite quando quiser e simultanemente. Se os pacotes colidirem, cada computador aguardará um tempo aleatório e fará uma nova tentativa.

Anel

Topologia em anel

Fonte: o autor.

A topologia em anel utiliza bits que se propagam de modo independente, antes mesmo do pacote ser transmitido totalmente, percorrendo todo o anel. Quando o padrão IEEE 802.5 (Token Ring) é adotado, as máquinas realizam “turnos” no envio dos seus bits. Isso evita colisões nos acessos simultâneos.

Fonte: pt.wikipedia.org.

Um pensamento sobre “LAN (Local Area Network)

  1. Olá gostaria de pedir sua ajuda, eu trabalho com painéis de led aqueles usados em outdoor e em show, uso um aparelho chamado led sync que envia os dados ao painel via cabo rj45, e eu quero saber se existe uma maneira de fazer essa ligação via wifi para operar o painel sem necessidade de usar cabos de rede, Obrigado e aguardo resposta.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s