Token Ring

Vamos entender o que as redes Token Ring diferem das redes Ethernet. No que uma possui maiores benefícios e quais são. Saiba em que cada situação exige o uso das redes Token Ring ou das redes Ethernet. Entenda como fazer sua rede funcionar com eficiência.

Diferentemente das redes Ethernet que usam uma topologia lógica de barramento, as redes Token Ring utilizam uma topologia lógica de anel. Quanto à topologia física, é utilizado um sistema de estrela parecido com o 10BaseT, onde temos hubs inteligentes com 8 portas cada, ligados entre si. Tanto os hubs quanto as placas de rede e até mesmo os conectores dos cabos têm que ser próprios para redes Token Ring. Existem alguns hubs combo, que podem ser utilizados tanto em redes Token Ring quanto em redes Ethernet.

O custo de montar uma rede Token Ring é muito maior que o de uma rede Ethernet e sua velocidade de transmissão está limitada a 16 mbps, contra os 100 mbps permitidos pelas redes Ethernet. Porém, as redes Token Ring trazem algumas vantagens sobre sua concorrente: a topologia lógica em anel é quase imune a colisões de pacote, e pelas redes Token Ring obrigatoriamente utilizarem hubs inteligentes, o diagnóstico e solução de problemas é mais simples.

Devido a estas vantagens, as redes Token Ring ainda são razoavelmente utilizadas em redes de médio e grande porte. Contudo, não é recomendável pensar em montar uma rede Token Ring para seu escritório, pois os hubs são muito caros e a velocidade de transmissão em pequenas redes é bem mais baixa que nas redes Ethernet.

Como dito anteriormente, as redes Token Ring utilizam uma topologia lógica de anel. Apesar de estarem fisicamente conectadas a um hub, as estações agem como se estivessem num grande anel.

Mas se as redes token ring são imunes a colisões, como este sistema funciona?

Se você tem uma grande quantidade de pessoas querendo falar (numa reunião, por exemplo), como fazer para que apenas uma fale de cada vez? Uma solução seria usar um bastão de falar: quem estivesse com o bastão (e somente ele) poderia falar por um tempo determinado, ao final do qual deveria passar o bastão para outro que quisesse falar e esperar até que o bastão volte, caso queira falar mais.

É justamente este o sistema usado em redes Token Ring. Um pacote especial, chamado pacote de Token circula pela rede, sendo transmitido de estação para estação. Quando uma estação precisa transmitir dados, ela espera até que o pacote de Token chegue e, em seguida, começa a transmitir seus dados.

A transmissão de dados em redes Token também é diferente. Ao invés de serem irradiados para toda a rede, os pacotes são transmitidos de estação para estação (daí a topologia lógica de anel). A primeira estação transmite para a segunda, que transmite para a terceira, etc. Quando os dados chegam à estação de destino, ela faz uma cópia dos dados para si, porém, continua a transmissão dos dados. A estação emissora continuará enviando pacotes, até que o primeiro pacote enviado dê uma volta completa no anel lógico e volte para ela. Quando isto acontece, a estação para de transmitir e envia o pacote de Token, voltando a transmitir apenas quando receber novamente o Token.

O sistema de Token é mais eficiente em redes grandes e congestionadas, onde a diminuição do número de colisões resulta em um maior desempenho em comparação com redes Ethernet semelhantes. Porém, em redes pequenas e médias, o sistema de Token é bem menos eficiente do que o sistema de barramento lógico das redes Ethernet, pois as estações têm de esperar bem mais tempo antes de poder transmitir.

Fonte : hardware.com.br.

3 pensamentos sobre “Token Ring

  1. Pingback: Redes de Computadores – Visão Geral | Rede Lan

  2. Pingback: FDDI (Fiber Distributed Data Interface) | Rede Lan

  3. Pingback: O Conceito de Cabeamento Estruturado – Parte 3 (final) – Rede LAN

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s