Gigabit Ethernet

Gigabit Ethernet é a evolução do padrão Ethernet, criado graças ao grande avanço da tecnologia. Esse avanço acarretou em páginas Web cada vez mais ricas em conteúdo, o que resultou, consequentemente, num consumo maior de recursos, que já não podia ser  suportado pelos padrões antigos.

O Gigabit Ethernet surgiu depois do Fast Ethernet e trabalha na velocidade máxima de 1GB por segundo. É  bastante utilizado nas redes atuais. O modo de transmissão dos dados através da tecnologia Gigabit Ethernet podem ser half-duplex ou full-duplex.

No modo half-duplex, as informações são transmitidas por um transmissor e recebidas por um receptor, aonde estes podem trocar informações, porém não ao mesmo tempo. Em outras palavras, enquanto um fala, o outro escuta, exatamente como pode ser observado na imagem abaixo:

Fonte: o autor

No modo duplex, a única diferença é que ambos interlocutores conseguem trocar informações simultaneamente. Ou seja, todos falam ao mesmo tempo.

Fonte: o autor

Tenologias do Gigabit Ethernet

O Gigabit Ethernet utiliza o cabo de par trançado categorias 5 e 6 como principais meios de transmissão. Para entender como funciona a transmissão de dados pelo padrão Gigabit Ethernet, é preciso entender as tecnologias utilizadas:

1000BaseT

Nessa tecnologia, o cabo de par trançado deve ter, no máximo, 100 metros de comprimento. A vantagem dessa tecnologia é a utilização dos mesmos cabos cat. 5e e 6 das tecnologias Fast Ethernet (100MB/s), minimizando custos e barateando sua implementação. A desvantagem, porém, é a fragilidade dos cabos de par trançado, que perdem muito facilmente pacotes e, como no Gigabit Ethernet a velocidade de transmissão é alta, a perda acaba sendo muito maior do que no padrão Fast Ethernet.

1000BaseCX

É o padrão inicial no Gigabit Ethernet. É feita com cabos STP (cabos de par trançado blindado), com alcance de até 25 metros. É mais utilizada em redes menos comuns, aonde os usuários da mesma utilizam aplicações mais específicas. A vantagem de utilizar tal tecnologia é que o preço dos dispositivos (como modem, switch, etc) são menores, porém acaba ficando em desvantagem pelo fato de atingir distâncias muito curtas.

1000BaseSX

Nessa tecnologia, o meio de transmissão utilizado é a fibra óptica. É recomendada para distâncias de até 550 metros.

Esse padrão já está começando a ser utilizado com maior intensidade, todavia, ainda temos uma tecnologia anterior a essa que está prestes a se tornar usual para nós, usuários da internet: o 10-Gigabit Ethernet. Nessa tecnologia, como o próprio nome diz, a velocidade de transmissão de dados pode chegar a até 10GB/s em meios de transmissão como a fibra óptica e o cabo de par trançado UTP cat. 6a!!!


Fonte: pt.wikipedia.org.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s