ARCNet

Conheceremos a arquitetura percursora das tecnologias atuais de comunicação, no que diz respeito à redes de computadores: a ARCnet(Attached Resource Computer Network). Por se tratar de uma arquitetura obsoletas, é provável que você não a encontre mais em atuação, mas é muito importante entendê-la.

A Arcnet é uma arquitetura de rede antiga, que existe desde a década de 70. Obviamente, de lá para cá houveram grandes avanços, mas não o suficiente para manter as redes Arcnet competitivas frente às redes Ethernet e outras tecnologias modernas que são utilizadas hoje. Para se ter uma ideia, as redes Arcnet são capazes de transmitir dados a apenas 2,5 mbps (megabits por segundo) e quase não existem drivers para as placas de rede. Os poucos “aventureiros” a usá-la hoje, normalmente o fazem em modo de compatibilidade, usando drivers MS-DOS antigos.

Atualmente as redes Arcnet estão a beira da extinção. Você não encontrará placas Arcnet à venda se procurar em lojas do ramo e, mesmo que consiga, enfrentará dificuldades para encontrar drivers que façam-na funcionar, isso se conseguir.

Apesar de suas limitações, o funcionamento de rede Arcnet é bem interessante devido a sua flexibilidade. Como a velocidade de transmissão dos dados é bem mais baixa, é possível usar cabos coaxiais de até 600 metros, ou cabos UTP de até 120 metros. Por serem bastante simples, os hubs Arcnet também são baratos.

Fonte da imagem: old-computers.com

O funcionamento lógico de uma rede Arcnet também se baseia num pacote de Token, a diferença é que ao invés do pacote ficar circulando pela rede, é eleita uma estação controladora da rede, que envia o pacote de Token para uma estação de cada vez.

Não há nenhum motivo especial para uma estação ser escolhida como controladora, geralmente é escolhida a estação com o endereço de nó formado por um número mais baixo.

Apesar de completamente obsoletas, muitos dos conceitos usados nas redes Arcnet foram usados para estabelecer os padrões atuais de rede.

Fonte: hardware.com.br e pt.wikipedia.org.

Um pensamento sobre “ARCNet

  1. Pingback: Redes de Computadores – Visão Geral | Rede Lan

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s